Nesta quarta (21/09), Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, Cristine Paes, que dedica parte da sua vida ao assunto, sendo presidente de honra da RIOInclui, mostrou o resultado com algumas parcerias feitas nos últimos meses, em evento no Palácio da Cidade, em Botafogo.
Primeiro aconteceu a entrega dos certificados de formatura a 11 alunos do “Curso Básico de Formação em Gastronomia”, uma parceria com a Scuola, do chef Elia Schramm. Em seis encontros, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas sobre importantes etapas da cozinha, como atendimento, serviço, confeitaria, panificação e controle financeiro. “Acreditamos que o trabalho não trata apenas das funções que geram renda, mas também das atividades que envolvem os relacionamentos humanos e a dignidade”, explicou Cristine.
Depois da comemoração coletiva, Patricia Mayer e Patricia Quentel, diretoras da CasaCor, entregaram, junto à Cristine, um azulejo simbólico para a obra de acessibilidade na casa de Milene Oliveira e seu filho, Samuel, de 5 anos, que tem múltiplas deficiências, na favela do Teixeiras, na Taquara — além dele, são mais 11 filhos. O dinheiro para a reforma de adaptação veio do almoço beneficente da pré-abertura da CasaCor, em agosto. Um dos programas da RIOInclui é o “Moradia e Acesso”, que reforma casas em comunidades.
Também estava no evento Tati Accioli, da Carandaí 25, coletivo de moda, gastronomia e artesanato em que a ONG tem um bazar em todas as edições.