A Amorio2, associação de moradores do Condomínio do Rio 2, na Barra Olímpica (próximo ao Parque Olímpico, onde era o autódromo de Jacarepaguá), foi surpreendida com um ofício das construtoras Patrimar e Carvalho Hosken (criadora do bairro planejado, iniciado em meados de 1990), responsáveis pelas obras do último residencial do condomínio, com a autorização pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da retirada de 17 árvores do Rio2 Park que ficam fora do terreno ocupado, com corte já para a próxima segunda (11/09). Em vista disso, os moradores criaram o protesto “Acorda Rio2”, a partir das 10h, nesta quinta (07/09), na Praça Burle Marx.
No texto, a Amorio2 diz que as árvores oferecem sombra ao parquinho das crianças e que o projeto do jardim foi criado por Burle Marx, o último parque projetado pelo arquiteto (1909-1994). “As árvores têm mais de 30 anos dentro do perímetro administrado pela associação, especificamente na linha entre a Praça Burle Marx e o terreno dos prédios a serem construídos. Surpreende-nos o fato de o crime ambiental ser autorizado por um órgão público. Vamos acionar o Ministério Público para assegurar a proteção, prevenção e reparação dos danos causados ao meio ambiente”, diz o texto assinado por João Luiz Mello, presidente do conselho comunitário da Amorio2.
Procurada, a secretaria de Meio Ambiente não respondeu à coluna até o fechamento dessa notícia.
No entanto, nesta quarta (06/09), no fim da tarde, houve reunião com integrantes da associação e representantes da Patrimar; ficou acordado que, por ora, os cortes estão suspensos. Segundo Fernando Gouveia, um dos administradores da Amorio2, eles vão fazer um estudo técnico para encontrar uma solução e evitar a retirada das árvores. Mas o manifesto está mantido até pelo alerta a outros moradores que podem não saber do caso.
A Rio2 tem 18 mil moradores em 4.447 apartamentos. Com lançamento anunciado este mês, o Grand Quartier vai ficar no último lote do condomínio, com oito blocos e quase mil apartamentos com tamanhos de 66 a 145 m². Na primeira fase, serão construídos dois blocos; a entrega final deve acontecer em 2026.