Um morador ilustre acaba de chegar ao Parque Guinle, em Laranjeiras: o cisne-negro Lord (título de autoridade no Reino Unido). A ave, já adulta, veio da Fazenda Candeias, em Nova Friburgo, e chegou para fazer companhia a Goiabinha, viúva de Romeu, morto por um homem no fim de agosto — publicado aqui. A aeromoça Cláudia Lustosa, moradora do condomínio e adotante do parque, foi a doadora e a responsável pela chegada do bonitão, levado no colo até o lago, cercado por moradores emocionados, e parece ter amado a nova casa.
Aproveitando a ocasião, Bebel Franklin, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Parque do Flamengo e Adjacências (AMAFLA), pede ao prefeito Eduardo Paes uma equipe da guarda municipal nas praças e parques para que não aconteça outra tragédia.
Os cisnes-negros no Guinle não são apenas animais ornamentais, mas símbolo de seus moradores. A história dá até roteiro de filme: o casal Romeu e Julieta chegou em 2015, doados por Lustosa, no Dia dos Namorados, mas como na história de Shakespeare, não tiveram um final feliz — Julieta foi morta em 2019, a facadas, e o macho, como citado acima, e os dois foram enterrados lado a lado em local que deve ganhar uma espécie de memorial. “A primeira cria dos dois foi uma filhote chamada Goiabinha, que acabou formando um novo casal com Romeu. Eles tiveram dois filhotes no mês passado. Desde a morte de Romeu, Goiabinha e os filhotes procuravam seu protetor”, disse Cláudia.
Ver essa foto no Instagram