O jornalista Vinicius Arouca entregou dois presentes ao papa Francisco nesta quarta (09/08), na Audiência Geral na Sala Paulo VI, em Roma. O evento acontece logo depois da Jornada da Juventude, de 1º a 6 de agosto, em Portugal.
Vinicius deixou a Vila Kennedy, bairro pobre carioca, para entrar na área de comunicação da Arquidiocese, sendo também voluntário da Jornada da Juventude no Rio há 10 anos. Depois dos estudos (PUC-Rio), ele hoje integra a assessoria de imprensa da Arquidiocese, atuando em várias frentes, entre elas o Programa “Palavras de Vida”, no ar desde 1972, na TV Brasil, que exibe as Audiências Gerais do Papa na íntegra.
No evento, ele era um dos nomes entre as 60 pessoas na lista de autoridades e representantes para falar com Francisco. Agradeceu ao papa pelos 10 anos da visita ao Rio, em nome do arcebispo Dom Orani João Tempesta, representando a Arquidiocese e todos os jovens brasileiros. “O papa enviou uma carta a Dom Orani, em julho, relembrando os 10 anos que esteve no Rio. Então Dom Orani me enviou à cerimônia para agradecer. Estou ainda muito emocionado… Eu estava na 2ª fileira e, quando ele viu o Cristo Redentor (feito de material reciclado coberto em resina) nas minhas mãos, abriu um sorriso. Dei um tchauzinho e, quando me aproximei, falei que era do Rio. Me senti em casa e parecia que estava encontrando um amigo. Falei que participei da JMJ há 10 anos, que tinha feito uma selfie e queria repetir a experiência; ele riu, agradeceu e pediu para estender a bênção a todos os cariocas”, diz Vinicius.
Vinicius entregou dois presentes: uma placa escrita “Rio”, enviada pelo governador Cláudio Castro, para comemorar os 10 anos da JMJ, e um Cristo feito em resina com material reciclado, em nome do Santuário do Cristo Redentor, criado pela grife Sobral.