A vida é imprevisível, e eventos inesperados, como furacões, podem abalar a estabilidade financeira de muitas famílias. Esses eventos não são comuns no Brasil (as enchentes são), mas a situação pode servir como um exemplo de como os imprevistos acontecem quando a gente menos espera.
No artigo passado [LC1], falei sobre as despesas inesperadas; elas chegaram por aqui. Pois é, estou na Flórida, visitando meus sogros e quase no olho do furacão, literalmente. O Idalia (nome desse furacão) passou bem aqui perto, a pouco menos de 300 km daqui.
Tivemos que ir para um hotel na véspera do dia em que o furacão iria chegar em terra , o que não estava previsto no nosso orçamento. Graças a Deus, está tudo bem conosco, não tivemos nenhum maior contratempo. A água chegou a subir perto do condomínio onde estávamos de férias, mas não entrou nos prédios.
Claro que, nesse momento, um seguro do imóvel e uma reserva de emergência são muito importantes, pois pudemos ir para um hotel, num lugar mais seguro, e sabíamos que, apesar da dor de cabeça, caso o imóvel tivesse alagado, os prejuízos não seriam irrecuperáveis.
Nunca saberemos quando os imprevistos irão acontecer, mas eles acontecem, inclusive quando estamos de férias.
Se as incertezas são uma regra na vida, a pergunta que fica é: do ponto de vista financeiro, como se preparar para lidar com os imprevistos?
Pensando nisso, fiz uma breve lista com alguns itens a serem considerados para estar preparado para as despesas inesperadas, como um furacão ou uma enchente:
- forme a sua reserva de emergências;
- tenha seguros, e aqui posso citar os seguros da casa e do carro, que são muito importantes;
- tenha um plano de saúde;
- se for viajar para o exterior, faça algum seguro de viagem.
Quanto aos seguros em si, eu sempre recomendo que as pessoas revisem o que estão contratando. Algumas perguntas simples que podem ajudar são:
- o seguro cobre os principais riscos?
- os valores segurados estão alinhados às necessidades?
- desastres naturais estão cobertos? Por exemplo: se você mora em uma área com chuvas fortes sazonais e até furacões, há cobertura quanto a inundações?
- você já leu a apólice e conhece todos os detalhes que estão ali descritos?
Em meio a adversidades naturais, como furacões e enchentes, a preparação financeira é a âncora que mantém você e sua família seguros. Ao adotar um planejamento financeiro sólido, investindo em uma reserva de emergências e em seguros adequados, você poderá proteger seu patrimônio e enfrentar o futuro com mais resiliência. Lembre-se: ninguém está imune a eventos inesperados, mas a preparação adequada pode fazer toda a diferença.
Leia aqui o artigo “Como lidar com as despesas extras que surgem durante o ano”.