No número 34 da tradicional e antiga Rua do Rosário, no Centro do Rio, foi inaugurada, em 1865, uma construção de três andares com azulejos holandeses em sua fachada.
No passado, esse imóvel foi sede de diversos estabelecimentos comerciais e da Companhia Nacional de Salinas Mossoró – Assú, uma companhia marítima que existiu até 1901. Foi residência nos pavimentos superiores, tendo funcionado como pensão e aluguel de cômodos e escritórios; no térreo, tinham armazéns e depósitos.
Hoje, no local, funciona o bar e restaurante Sobrado da Cidade. Fui convidado pela casa para participar do “Café com História”, evento que acontece aos sábados e domingos, das 9h30 às 13h30.
A experiência começa no restaurado Sobrado, com a reprodução de um generoso café da manhã da segunda metade do século XIX, no estilo banquete, como era servido para a alta sociedade. A imersão no passado é feita através de muitos detalhes de época: trilha sonora, porcelanas, pratarias, talheres e principalmente o cardápio.
Por volta das 11h, tem início um tour pelas ruas do entorno, com direito a passagem pelo Arco do Telles e a Praça XV. Ao meio-dia, chegamos a uma das igrejas mais visitadas do Rio em 2023, a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, inaugurada em 1750 e reaberta ao público recentemente. Lá, o grupo participa de uma missa especial com coral e visita às partes restauradas do templo. O “Café Histórico” dura 4 horas e custa R$ 300 por pessoa. Mais informações, na conta do Instagram do @sobradodacidade.
Fotos de Leonardo Martins