Na esquina da Rua Santa Clara com a Rua Henrique Oswald, em Copacabana, foi inaugurado, no final da década de 1960, um ícone da arquitetura moderna do Rio de Janeiro.
O Edifício Jardim Santa Clara foi projetado em 1966 por Álvaro Vital Brazil (1909-1997), arquiteto e engenheiro, filho do famoso médico Vital Brazil (1865-1950). Esse prédio residencial foi construído pela Gemaco no número 372 da extensa e arborizada Rua Santa Clara.
Conhecendo o seu interior, fica claro o esforço de Vital Brazil em obter o máximo rendimento do lote, garantindo a qualidade dos espaços projetados e propiciando uma ótima inserção do prédio na ponta da quadra.
São 10 andares e 20 apartamentos de 130 m2 com três quartos ao todo. As unidades do último andar são dúplex, tendo um terraço que dá vista para boa parte de Copacabana. A planta baixa dos apartamentos é espetacular. Todas as unidades têm closet no quarto principal, amplas dependências e janelas de venezianas em madeira casadas com janelas do tipo guilhotina em vidro. As salas de estar e todos os quartos do Jardim Santa Clara são voltados para a rua, e cozinhas, salas de jantar, áreas de serviço e banheiros principais são virados para o prisma de ventilação do prédio, que tem uma das paredes formada por cobogós vermelhos. São dois elevadores e uma vaga de garagem para cada apartamento.
O cinquentão Edifício Jardim Santa Clara está precisando restaurar sua fachada modernista. Firmas especializadas no restauro desse tipo de fachada podem enviar mensagem ao síndico Paulo Almeida (@paulofernandorio) ou para o whatsapp 21 98777-6900.