Guilherme Schleder, secretário municipal de Esporte (Smel), recebeu o ex-jogador Washington Stecanela Cerqueira, o “Coração Valente”, que atuou no Fluminense e Athletico, atual secretário de Esportes do Sergipe, nesta quinta (24/08), para conversar sobre o trabalho de regularização das atividades esportivas em toda a orla carioca, desenvolvido por aqui desde 2021.
O ex-atleta, que está na cidade pelos Jogos Mundiais Escolares 2023, incluiu o encontro na agenda, para conhecer melhor o modelo a partir da criação do Comitê de Qualificação dos Espaços Públicos para a Prática Desportiva e de Lazer.
Além da Smel, o comitê conta com profissionais da Ordem Pública, Guarda Municipal e subprefeituras — há dois anos, o alvará passou a ser único, ou seja, a pessoa que tem o alvará está autorizada a usar um determinado espaço, com horários estabelecidos. “Existia muita dúvida na regularização porque era muito burocrático. Ouvimos a população, tentamos entender cada situação e partimos para a unificação. Hoje, o modelo está consolidado e estou muito feliz com os resultados. Conseguimos ordenar as atividades, que era um pedido não só de professores e alunos, mas também dos frequentadores das praias. E ainda foram criados empregos diretos e indiretos”, diz Schleder.
Até o final de 2022, mais de 400 alvarás foram distribuídos, já que o esporte ao ar livre virou uma realidade pós-pandemia. Hoje, a regularização atinge 15 mil pessoas, direta ou indiretamente, com mais de 800 empregos; só este ano, foram mais de 200 alvarás, principalmente na Zona Sul, com expectativas de aumento. Que a secretaria continue fiscalizando porque realmente os esportes nas areias só crescem!