numero:✓ Hoje é sexta-feira! O que isso quer dizer? Absolutamente nada. Pelo olhar de cinco taças, tudo pode melhorar — rsrsrsrsrsrs!
numero:✓ De sexta a domingo, a Fundição Progresso, na Lapa, recebe o Festival Internacional da Arte Capoeira, esperando duas mil pessoas por dia, com competidores de todo Brasil, além de mais de 30 países. Em disputa, o título de campeão mundial nos Jogos Internacionais de Abadá Capoeira, fundada pelo Mestre Camisa, em 1988.
numero:✓ A previsão é de tempo fechado para o fimde, com chuva fraca a moderada, segundo o Alerta Rio. Nada-de-bundinhas-de-fora.
numero:✓ Ana Carolina leva seu “Ana canta Cássia — Estranho seria se eu não me apaixonasse por você”, para a Jeunesse Arena, no sábado, às 22h.
numero:✓ Do @sensacionalista: “Polícia faz busca por indício de crime na casa de Jair Renan e encontra sobrenome Bolsonaro”.
numero:✓ A cantora francesa Anne Carrere faz o show “Non, je ne regrette rien”, homenagem à Édith Piaf, no Theatro Municipal, sábado e domingo, às 19h.
numero:✓ De Tutty Vasques: “Amostra grátis do verão em pleno inverno deixa o carioca com medo da sensação térmica que vai enfrentar já na próxima primavera”.
numero:✓ Há quatro anos sem tocar no Brasil, o violinista Bernardo Lobo, o Bena, filho de Edu Lobo, faz show com o pianista argentino Pablo Lapidusas, com participação de Jaques Morelenbaum e João Gaspar, no Manouche, no Jardim Botânico, no domingo, às 18h.
numero:✓ De @OCriador: “Tá difícil para você, filha? Imagine Eva, sozinha no mundo, com um único ser humano, homem e hétero… Por isso que deu conversa até à cobra falante”.
numero:✓ Gabriel O Pensador comemora os 25 anos do álbum “Quebra cabeça”, no Parque Madureira, no domingão, às 18h.
numero:✓ De @Babi: “Um voto por CPF no BBB é uma conquista maior do que a descriminalização da maconha!”. Sobre a votação no reality global ter mudado, já que nas edições anteriores as torcidas que comandavam quem ganhava. E sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal, o placar foi favorável no STF (5 x 1), com Cristiano Zanin votando contra — o ministro que surgiu para aumentar a taxa de sofrimento!
numero:✓ No sábado, quem comanda a lona no Circo Voador é Paulinho Moska, recebendo Mart’nália, Zélia Duncan e Rodrigo Suricato para o show que celebra seu aniversário e os 30 anos de carreira solo, a partir das 21h.
numero:✓ Dica 1: se estiver no baralhão de Copa, para o “Show do Século”, com Alok, leve capa de chuva porque o item deve inflacionar. A segunda opção é, está na chuva é pra se molhar!
numero:✓ Dica 2: use cordinhas de celular — você, carioca, sabe o motivo.
numero:✓ Dica 3: Vamos levar a magia do movimento pra esse corpinho!
numero:✓ Dica 4: Que você não esbarre em criaturas que tinha esquecido de como eram falsas.
numero:✓ Mussa faz o show “Caruru Connection”, cantando do samba ao funk, na Sala Baden Powell, em Copa, no sábado, às 19h.
numero:✓ Depois de três shows com ingressos esgotados no último ano, Sandy faz novo show no Qualistage, na Barra, no sábado, às 21h.
numero:✓ Desta quinta a 3 de setembro, 25 títulos da produtora de Lucy e Luiz Carlos Barreto estarão na mostra “LC Barreto: 60 anos filmando o Brasil”, no Estação NET Botafogo, como publicamos aqui.
numero:✓ O evento Bourbon Street leva o clima de Nova Orleans ao Mercado dos Produtores, na Barra, com música e menus especiais de sexta a domingo, das 12h às 22h.
numero:✓ Está rolando a Carandaí 25, no Jockey, na Gávea, com mais de 200 marcas de moda, arte e decoração, além de workshops, bate-papos, recreação infantil e shows — além da solidariedade com ponto de vendas da RIOInclui —, até domingo, das 13h às 21h.
numero:✓ Sábado e domingo tem também o Circuito de Arte do Jardim Botânico, nas ruas do bairro (principalmente Lopes Quintas, Visconde de Carandaí, Pacheco Leão e arredores) com 80 expositores de moda, decoração, design e cerâmica.
numero:✓ A Feira Hype faz mais uma edição no Parque das Figueiras, na Lagoa, com expositores de moda, artesanato, decoração e gastronomia, cervejas artesanais a ceviche, hambúrgueres e cozinha vegana, das 14h às 22h.
numero:✓ Imperdível a mostra “Angelo Venosa, escultor”, que acaba de inaugurar na Casa Roberto Marinho, no Cosme Velho, ocupando todo o espaço com 85 trabalhos, do início da década de 1970 à produção mais recente, de 2021. Veja fotos da abertura aqui.
numero:✓ E tem “Frida Kahlo: uma biografia imersiva”, que acaba de ser prorrogada até 1º de outubro, no Forte de Copacabana.
numero:✓ Outra opção de diversão protegida da água é a Fábrica Bhering, em Santo Cristo, com 19 ateliês, além de aula de desenho com modelo vivo (10h às 13h), no Garatuja Studio, e muita música (geralmente samba ou jazz).
numero:✓ A preferir um passeio estritamente gastronômico, visite o Cadeg, em Benfica, o mercado municipal e o polo gastronômico com várias opções, como o Barsa, do chef Marcelo Barcellos.
numero:✓ Aos vegetarianos, que tal o Brota? Indicado pelo nosso colaborador de gastronomia Bruno Calixto.
numero:✓ Várias peças encerram temporada neste fim de semana, como “Belchior — Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro”, musical com direção de Pedro Cador, em que o homenageado é interpretado por Pablo Paleólogo, no Teatro Claro Rio, em Copa, sábado e domingo, às 19h.
numero:✓ “Furacão”, baseada no livro de Laurent Gaudé, a peça que marca os 25 anos da companhia Amok Teatro fala sobre o racismo durante catástrofes climáticas, como o Katrina, no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ Também chega ao fim “Gargalhada selvagem”, com Alexandra Richter, Rodrigo Fagundes e Joel Vieira, sob direção de Guilherme Weber, no Teatro Imperator, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ No centenário de Millôr Fernandes, a peça “A história é uma história” trata, com humor, da evolução do homem e da história mundial, com direção de Ernesto Piccolo, no Teatro Glauce Rocha, no Centro, sábado e domingo, às 19h.
numero:✓ Última apresentação de “O pior de mim”, com Maitê Proença, no Teatro das Artes, Shopping da Gávea, no sábado, às 20h30.
numero:✓ No cinema, esperadas estreias, como “Retratos fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, depois do lançamento no Festival de Cannes e convite para vários festivais internacionais. No telão, a história do centro de Recife do século XX, a partir de salas de cinema e da importância delas para a cidade.
numero:✓ De produção brasileira tem também “O Acidente”, direção de Bruno Carboni, sobre o atropelamento de uma ciclista.
numero:✓ Em mais um filme de ação, Liam Neeson interpreta um executivo de banco que descobre uma bomba embaixo do banco do carro quando sai de casa para levar os filhos à escola em “A chamada”. Ele precisa correr contra o tempo.
numero:✓ “Drácula: a última viagem do Deméter”, dirigido pelo norueguês André Øvredal, é baseado no capítulo sete do clássico livro de Bram Stoker. A história se passa no navio Deméter, fretado para transportar cargas particulares de Cárpatos, na Romênia, a Londres, na Inglaterra.
numero:✓ No suspense “Muti — crime e poder”, Morgan Freeman é um detetive aposentado incapaz de lidar com a perda da filha e começa uma saga por um serial killer que comete assassinatos na cidade seguindo um antigo ritual tribal chamado Muti. Para mais salas, horários e gêneros, clique aqui.
numero:✓ Para refletir, do professor de Cabala Shmuel Lemle: “As pessoas que nos rodeiam, nos influenciam. Podem nos ajudar a evoluir ou podem nos puxar pra baixo. Escolha bem com quem você anda”