numero:✓ Fim de semana sem intenção de nada, um sonho! Mas tem o Dia dos Pais (alguns seguem à risca) — prepare-se para lugares lotados. Rsrsrsrs.
numero:✓ O grupo Blues Etílicos, há 35 anos na estrada, faz show com o melhor do blues, com participação da cantora Taryn Szpilman, no Manouche, Jardim Botânico, no sábado, às 21h.
numero:✓ Pare de pensar em joias, Rolex, Polícia Federal e, para recompor o estado de espírito, vamos comer? Melhor do que mamar no Rivotril (não trate como mamadeira).
numero:✓ A banda Celebrare, há décadas alegrando os palcos em clima do tempo de ouro das discotecas, entre os anos 1970 e 1980, toca no Qualistage, na Barra, no sábado, às 21h.
numero:✓ O negócio é aproveitar tudo que o sábado tem a oferecer com seus 35º de sol brabo, e colocar o corpinho pra jogo. Domingo, o tempo vem de bicho, com 90% de chance de chuva. Segundo o Climatempo, o céu só melhora lá pelo meio da próxima semana.
numero:✓ Pelo menos metade dos cariocas – os que conseguiram os ingressos ou convidados – vai estar no festival “Doce Maravilha”, na Marina da Glória, com curadoria musical de Nelson Motta, e atrações, como Gilberto Gil com Baiana System, Caetano Veloso cantando o “Transa”, com Jards Macalé, Tutty Moreno e Áureo de Souza e muitos outros encontros nunca antes pensados. A programação está aqui, cuidados com os cambistas golpistas.
numero:✓ Paul McCartney ganhou um novo apelido: Taylor (Swift) dos idosos. Os dois artistas, o primeiro, 81 anos, a segunda, de 33, fazem shows no Brasil este ano, ambos concorridíssimos. Inclusive, com ingressos esgotados.
numero:✓ A pianista Fernanda Canaud faz recital pelo “Concertos de Eva – série Música no Museu”, no sábado, a partir das 17h, na Casa Museu Eva Klabin, na Lagoa.
numero:✓ De Tutty Vasques: “O pessoal que se cuida – e naturalmente acompanha as polêmicas da vez no noticiário sobre saúde – está com uma séria dúvida de procedimentos a seguir: seria o caso de trocar a homeopatia, a acupuntura e a psicanálise por uma boa dose de ozônio retal? Eis a questão!”.
numero:✓ O grupo Forróçacana resgata o forró dos anos 1990 com sucessos autorais e releituras de clássicos da MPB, no Circo Voador, no sábado, às 21h.
numero:✓ De @OCriador: “Filho, religião é aquilo que você faz quando não está na igreja. Tem ateu mais cristão que muito cidadão de bem…”.
numero:✓ Nação Zumbi balança a tenda do Circo, na Lapa, num show cheio de sucessos, na sexta, a partir das 21h. Abertura de Mateus Fazeno Rock.
numero:✓ Dica da Prefeitura: “O Museu do Amanhã, no Centro, tem entrada gratuita às terças. O VLT é rápido, seguro e te deixa pertinho. Não recomendamos projeção astral”. Que tal?
numero:✓ O violinista Carlinhos 7 Cordas e a cantora Branka fazem o show “O preto, a Branka e a bossa” para celebrar a bossa nova, no Teatro Cesgranrio, no sábado (12/08), às 20h.
numero:✓ A Orquestra Petrobrás Sinfônica e a sua Academia Juvenil se unem para o “Concerto de integração”, com regência de Sammy Fuks e Tomaz Soares, no Theatro Municipal, domingo, às 11h.
numero:✓ Ritchie comemora 40 anos de carreira em “A vida tem dessas coisas”, no Vivo Rio, na sexta, a partir das 22h.
numero:✓ O pianista venezuelano Sergio Tiempo se apresenta com um programa especial dedicado a Chopin, além de obras de compositores da América Latina, como Villa-Lobos, Ginastera, Tom Jobim e Piazzolla, na Sala Cecilia Meireles, na Lapa, no sábado, às 19h.
numero:✓ Paulinho Moska se apresenta no sábado, no Soberano Itaipava, com o show “Os Violões Fênix do Museu Nacional”, com seus grandes sucessos.
numero:✓ Fim de semana com opções de deleites num só lugar, o Rio Gastronomia, no Jockey, até domingo, com repeteco na semana que vem (de 17 a 20 de agosto). São 35 bares e restaurantes, além de aulas com chefs bacanas, feiras de cachaça, otras cositas más e show de Arnaldo Antunes, Samuel Rosa, Blitz e Diogo Nogueira, além da diversão paralela, como roda-gigante, tirolesa e muita atração infantil. A programação completa está aqui.
numero:✓ Marisa Orth está em cartaz com o monólogo “Bárbara”, sobre alcoolismo inspirado na autobiografia da jornalista Barbara Gancia, com direção de Bruno Guida, no Teatro XP, no Jockey, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ Sucesso absoluto nos palcos, Fernanda Torres volta com “A casa dos budas ditosos”, de Domingos de Oliveira (1936-2019), em que ela interpreta uma baiana de 68 anos que detalha as incontáveis experiências sexuais ao longo da vida, no Multiplan, no VillageMall, na Barra, sábado e domingo, às 19h.
numero:✓ O drama “Diário de um louco”, dirigido por Bruce Gomlevsky, entra em cartaz no CCBB, sábado e domingo, às 18h. O ótimo e premiado Milhem Cortaz vive um funcionário público apaixonado pela filha do chefe que vai parar no manicômio.
numero:✓ Pela primeira vez no Rio, encenação da peça “Em Busca de Judith”, com Jéssica Barbosa no papel de sua avó, em um relato autobiográfico sobre a internação em um manicômio na Bahia, nos anos 1940, no Sesc Copacabana, sábado e domingo, às 19h.
numero:✓ Oito artistas apresentam uma versão poética da vida e obra de Gonzaguinha no musical “Gonzaguinha – Um eterno aprendiz”, no Teatro Claro Rio, em Copacabana, sábado, às 20h.
numero:✓ No dia em que celebraria 81 anos, Clara Nunes é homenageada no musical “Uma declaração de amor – 40 anos de saudades”, a atriz Bruna Pazinato, direção de Nico Rezende e Ernaldo Santini, no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ Depois do último fimde de piscina liberada, agora o Parque Lage recebe cerca de 350 expositores de 25 etnias, no sábado e domingo, na Feira do Dia Internacional dos Povos Indígenas. Na programação, oficinas, rodas de conversa, contação de histórias, apresentações de cantos tradicionais e artesanato. Das 9h às 17h.
numero:✓ Na sexta, a partir de 22h, a cultura hip hop faz 50 anos e, para comemorar, a Lapa será palco de rodas freestyle de rima e break nas ruas, além de um festival com artistas do movimento na Febarj (Av. Mem de Sá, 37). Mas, antes, um ato na Cinelândia marca a abertura do evento.
numero:✓ Quer conhecer o “Rio do futuro”? Na exposição, na Casa Firjan, em Botafogo, 10 fotógrafos expõem o que imaginam para o Rio, provocando reflexões sobre os desafios enfrentados rotineiramente pelos cariocas, como o transporte público.
numero:✓ Um novo lugar pra visitar: o Museu Carmen Miranda, com a mostra “Viva Carmen”, reaberto 10 anos depois, com 120 itens originais expostos, com curadoria de Ruy Castro e Heloísa Seixas.
numero:✓ A mostra “A esperança nas águas e ilhas do Rio” traz fotos das Ilhas Cagarras e das águas do entorno, que vai da Praia Vermelha ao Leblon, além de amostras da fauna e da flora da região, atividades infantis e um jogo de realidade virtual, no Forte de Copacabana. No mesmo lugar, continua “Frida Kahlo: uma biografia imersiva”, em 13 ambientes.
numero:✓ Para o Dia dos Pais, os catálogos de streaming estão cheios de opções para os espectadores temáticos, muitos que retratam a relação entre pai e filho de forma bem autêntica, como “Meu Pai” (2020), no Netflix e Amazon Prime, com Anthony Hopkins (Oscar 2021) e Olivia Colman, narrando as oscilações na memória de um idoso de 81 anos.
numero:✓ “Paternidade” (2021), também na Netflix, com Kevin Hart interpretando um viúvo que tenta criar sua filha sozinho.
numero:✓ “Minari — Em Busca da Felicidade” (2020) está na Apple TV e Amazon Prime, dirigido por Lee Isaac Chung com Steven Yeun e Ye-Ri Han. A história se passa nos anos 80 mostrando a jornada de uma família sul-coreana em busca de seus sonhos nos EUA, mostrando a dedicação do pai da família em oferecer estabilidade e oportunidades, apesar de desafios econômicos e culturais.
numero:✓ “Capitão Fantástico” (2016), no Amazon Prime Video, dirigido por Matt Ross com Viggo Mortensen e Frank Langella, conta a história de um pai e seus seis filhos com quem vive nas florestas do estado de Washington, longe da civilização, numa rígida rotina de aventuras. Ele é forçado a deixar o isolamento e leva sua família para encarar o mundo, desafiando sua ideia do que significa ser pai.
numero:✓ No cinema, entra em cartaz “Asteroid City”, ficção científica de Wes Anderson que conta a história de uma família que fica presa em uma pequena cidade no deserto dos Estados Unidos. No elenco estrelado, Jason Schwartzman, Scarlett Johansson e Tom Hanks. Tem também “Destino das sombras”, produção brasileira de terror, dirigida por Klaus’Berg; “A era de ouro”, com direção de Timothy Scott Bogart, sobre a vida de Neil Bogart, um dos fundadores da Casablanca Records, que lançou Donna Summer, Kiss, Village People e Bill Whiters. Para mais salas, horários e gêneros, clica aqui.
numero:✓ Para refletir, de Ariano Suassuna: “Sou contra falarem mal dos outros pela frente, acho uma falta de educação muito grande. Constrange quem ouve, constrange quem fala – não custa esperar a pessoa dar as costas”.