numero:✓ Bom fim de semana, pelo olhar de cinco taças de champagne.
numero:✓ Até domingo, custo zero, acontece o “Música nas Cidades Históricas”, com nomes como Turíbio Santos, Marcel Powell e o Quarteto Atlas se apresentando em lugares como o Gabinete Real Português de Leitura, Igreja Outeiro da Glória, dentre outros. A programação está aqui.
numero:✓ Fim de semana com o espírito desarmado. Falando em armas, não sendo as eróticas, abaixe as suas – começando pelas redes sociais. Vamos aposentar a hostilidade.
numero:✓ O baterista Alfredo Dias Gomes faz show de lançamento de “A lenda”, música em homenagem aos pais, os dramaturgos Dias Gomes e Janete Clair, como publicado aqui, no Cine Joia, em Copa, domingo, às 20h.
numero:✓ “Se pensar em presente, aceito leite em pó”, diz Lucinha Araújo, que dá festa de aniversário (87 anos) neste sábado (05/08), em Ipanema.
numero:✓ O Museu Carmen Miranda reabriu nesta sexta (04/08), depois de 10 anos em obras. Entre os 120 itens expostos, com curadoria de Ruy Castro e Heloísa Seixas, estão alguns figurinos: turbantes, pulseiras e vestidos, além de fotos, programas e cartazes. No Aterro do Flamengo (Av. Rui Barbosa, em frente ao número 560), sábado e domingo, das 12h às 17h.
numero:✓ Festa de Zazá Piereck, que comemora 55 com ardor, em São Conrado, no horário mais civilizado do mundo: 5 da tarde.
numero:✓ No meio da rua, tinham bailarinos…. É a 21ª edição do “Dança em Trânsito”, com mais de 80 profissionais de diversos países, incluindo refugiados ucranianos, que farão apresentações em praças, foyer e teatro do CCBB, até domingo. Programação aqui.
numero:✓ Início do fim de semana com o sol, deixando os cariocas cheios de vontade de praia. É fim de semana de sol, amor!
numero:✓ Braza, grupo formado por antigos integrantes do Forfun, apresenta uma mistura de reggae com rap, pop, funk, rock e ritmos brasileiros no Circo Voador, no sábado, a partir das 22h.
numero:✓ Não pense no colágeno em fuga (rsrsrsrsr): pode exagerar porque hoje é o Dia da Cerveja, desculpa boa para estar bem acompanhado.
numero:✓ Tá calor no inverno? Se não curte praia, anota aí: a piscina do Parque Lage estará aberta para banho, sábado e domingo, a partir das 12h. O raro mergulho faz parte da programação da “Ocupação EAV”, que comemora o início do novo semestre da Escola de Artes Visuais. Se a piscina estiver muito cheia, pode ficar nas áreas verdes do parque e dar um pulo nos ateliês abertos.
numero:✓ Outro ao ar livre é o “Arte de Portas Abertas” e seus últimos dias em Santa Teresa, com quase 50 ateliês, galerias e centros culturais.
numero:✓ Chico Chico dá sequência ao projeto “Pôr do Sol – Série Rio XXI”, na Casa Museu Eva Klabin, na Lagoa, no sábado, às 17h.
numero:✓ Cida Moreira faz o show “Leros e boleros – a música de Sérgio Sampaio”, dando um toque teatral às músicas do compositor, no Manouche, Jardim Botânico, nesta sexta, às 21h.
numero:✓ A cantora Elis Zerbinatto apresenta o show “De Elis para Elis”, em homenagem à Elis Regina, no Beco das Garrafas, em Copacabana, o primeiro local onde a Pimentinha apresentou “O bêbado e a equilibrista”. Domingo, às 18h.
numero:✓ Ferrugem, referência do pagode, apresenta “Meu mundo”, em que mistura seus sucessos com covers, que vão de Charlie Brown Jr. a Tim Maia, no Qualistage, no sábado, a partir das 22h.
numero:✓ Marisa Monte faz o último show da turnê “Portas”, na Jeunesse Arena, no sábado, a partir das 21h. Últimos ingressos.
numero:✓ Pedro Baby e Lúcio Mauro Filho, com participação de Iza, leva sua banda, Manifesto Tropical, ao encerramento do festival “Enel Por Você”, em Niterói, no Caminho Niemeyer, no domingo, a partir das 11h.
numero:✓ Wanessa Camargo faz a “Livre Tour”, no Vivo Rio, no sábado, às 21h.
numero:✓ Aos que não perdem um teatro, nada de miserinha nos palcos cariocas. São dezenas de espetáculos em cartaz, entre estreias, reestreias e continuações.
numero:✓ “Arigó”, solo de Ezequiel Vasconcelos, com direção de Marcelo Morato, reestreia no Teatro Candido Mendes, em Ipanema, sexta e sábado, às 22h.
numero:✓ Marisa Orth chega ao Rio com o espetáculo “Bárbara”, sobre alcoolismo, inspirado na autobiografia da jornalista Bárbara Gancia, no Teatro XP, no Jockey, no Jardim Botânico, sexta, sábado e domingo, às 20h.
numero:✓ “Copacabana Palace — O musical”, dirigido por Gustavo Wabner e Sérgio Móderna, fala sobre os 100 anos do hotel, no Teatro Copacabana Palace, de sexta a domingo, às 19h.
numero:✓ “Furacão”, baseada no livro homônimo de Laurent Gaudé, marca os 25 anos da companhia Amok Teatro, no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ Heloisa Périssé falou à coluna sobre “Loloucas”, comédia em cartaz no Teatro Riachuelo, sábado, às 20h, e domingo, às 18h. Dirigida por Otávio Muller, Périssé e Maria Clara Gueiros refletem sobre a vida.
numero:✓ “Matar ou morrer”, com direção de Ary Coslov, sobre uma advogada (Maria Adélia) obcecada pelo confronto entre Dilermando de Assis (Marcelo Aquino) e Euclides da Cunha (Sávio Moll), que terminou com a morte do autor de “Os sertões”, em 1909, está no CCJF, no Centro, sábado e domingo, às 18h.
numero:✓ “Ninguém dirá que é tarde demais”, dirigida por Amir Haddad, com Arlete Salles e Edwin Luisi, na trama inspirada na música “O último romance”, dos Los Hermanos, no Teatro dos Quatro, Shopping da Gávea, sábado e domingo, às 20h.
numero:✓ A temporada de “O pior de mim”, com Maitê Proença, foi estendida até o fim deste mês, no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea.
numero:✓ No cinema, estreia do drama holandês “Além do tempo”, dirigido por Theu Boermans, sobre um amor interrompido por um acidente de barco que volta a aflorar depois de 35 anos, com o reencontro de Lucas (Reinout Scholten van Aschat) e Johanna (Sallie Harmsen). Tem também o inglês “Blue Jean”, sobre Jean (Rosy McEwen), uma professora que vive uma vida dupla e precisa repensar sua liberdade com a chegada de uma nova aluna, com direção de Georgia Oakley. “Casa vazia”, filme de Giovani Borba, vencedor de cinco Kikitos no Festival de Gramado, também chega aos telões. Aqui, outros gêneros, salas e horários.
numero:✓ O Hotel Emiliano, com sua vista incrível, comemora sete anos no Rio. Que tal uma massagem relaxante, por exemplo, com drinques e “otras cositas más”? Sai por R$ 530.
numero:✓ Para refletir: “Amem-se pelo que são; perdoem-se pelo que não são” (nao sei o autor).