Uma semana antes de chegar aos cinemas brasileiros, o documentário musical “Elis & Tom, só tinha de ser com você”, dirigido por Roberto de Oliveira, roteiro de Nelson Motta e produção de Diogo Pires Gonçalves, estreia em Los Angeles, nos EUA, em 15 de setembro, como adiantou a revista americana especializada “Variety”, nesta terça (22/08). “Elis Regina e Tom Jobim criaram o lendário ‘Elis and Tom’ em Los Angeles, em 1974, e mal posso esperar para exibir ao público americano”, disse Paul Hudson, da distribuidora Outsider Pictures.
Ainda no artigo, a O2 Play, que cuida da distribuição internacional, disse que está em conversas avançadas com Japão e Austrália para levar a produção.
As primeiras sessões do longa aconteceram no Festival do Rio 2022 e na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; neste último, ganhou o prêmio da crítica de Melhor Filme Brasileiro. Em maio de 2023, foi exibido para distribuidores, no Marché du Film, no Festival de Cannes. Já passou pelo Festival de Cinema Brasileiro em Lima (Peru), Festival de Cinema Brasileiro em Paris (França) e In-Edit 2023 (Brasil) e, como publicado aqui, no Teatro R. Magalhães Jr., na ABL, na última quinta (17/08), ideia do imortal Joaquim Falcão, amigo de Roberto.
O filme mostra os bastidores e todos os dramas e tensões nas gravações do álbum “Elis &Tom”, a ponto de o projeto quase ser interrompido. No fim, a força da música se sobrepôs e conduziu Elis, Tom e um grupo a produzir um dos discos mais vendidos do mundo. Com uma câmera de 16 mm, Roberto filmou os ensaios e a gravação, que foram restauradas em 4K.