Música clássica indiana, dia (07/08), às 20h, no Municipal, sob o talento do músico Shubhendra Rao, discípulo de Ravi Shankar (morto em 2012, que ficou conhecido ao tocar com os Beatles na década de 1960 e, com isso, mostrar a música indiana ao mundo) — vai tocar sua sitar ao lado do percussionista Shubh Maharaj para comemorar os 75 anos de Independência da Índia, no Theatro Municipal.
Shubhendra é conhecido pela preservação e divulgação da música clássica indiana. A Índia se tornou independente da Inglaterra em 1947 e sua economia é uma das que mais crescem no mundo; de acordo com as Nações Unidas, a população do país deve ultrapassar a da China e se tornar a nação mais populosa do mundo. “Desde o início das atividades do consulado indiano no Rio, em 2017, a cidade vem se tornando a principal vitrine da nossa cultura no Brasil. Já fizemos festivais de dança, gastronomia, cinema, dias internacionais do ioga em pontos turísticos e agora trazemos o que a Índia tem de melhor na música. Tenho certeza que será mais um importante marco das relações entre o Rio e Índia!”, diz o cônsul Leonardo Ananda.
Segundo os últimos dados do Registro Nacional Migratório, de 2021, a comunidade indiana no Brasil é pequena, com cerca de 5,5 mil pessoas, já no estado do Rio, são 60 famílias, segundo Ananda: “A comunidade indiana no Rio vem se tornando cada vez mais forte e representativa. Grandes executivos do setor de óleo e gás, farmacêutico, tecnologia da informação e automobilístico compõem a diversidade desta importante comunidade. Investimentos indianos bilionários já foram feitos no estado, tais como a fábrica da Jaguar Land Rover (Grupo Tata), ONGC, Bharat Petroleum, Zydus e mais recentemente a EPL, empresa de embalagens que já atraiu mais 14 famílias para a cidade. Essa é uma relação muito sinérgica e com enorme potencial, estamos vivenciando apenas o começo deste crescimento”.
O que não falta é carioca apaixonado pela cultura daquele país.