Você já deve ter percebido que o Rio tem mudado sua iluminação à noite ficando mais claro — o que tem causado algumas discussões sobre a melhor tonalidade, se a fria (branca atual) ou a quente (amarela antiga), como escreveu a cineasta Paula Fiuza à coluna. O Rio já tem 457 mil luminárias de LED instaladas, superando a expectativa inicial, de 450 mil. Esse número foi apresentado, nesta segunda (21/08), por representantes da Companhia Municipal de Energia e Iluminação (RioLuz) e da concessionária Smart Luz à Comissão Especial que acompanha o processo de modernização de iluminação.
A parceria público-privada, que começou em 2020, vai colocar, até o fim de 2023, um total de 532 mil luminárias em substituição às antigas lâmpadas de sódio, um investimento de R$ 1,4 bilhão.
“O contrato teve um reequilíbrio e ampliou o número de pontos de luz que vão ser instalados até o fim do ano. A gente vai acompanhar esse trabalho, cumprindo a função da Câmara de fiscalizar para fazer o melhor pela cidade do Rio”, comenta o vereador Rafael Aloisio Freitas, presidente da comissão.
O presidente da RioLuz, Eduardo Feital, disse que as equipes trabalham todos os dias para atender aos chamados e que, na maior parte dos casos, conseguem resolver os problemas num prazo menor do que as 48 horas previstas: “Nossos números do 1746 vem dando 96% de atendimento dentro do prazo de 48 horas, e destes, 71% dos chamados nós conseguimos atender em até 24 horas”.