Michael Jackson faria 65 anos nesta terça (29/08) e, segundo o Ecad, entre as músicas mais tocadas dos últimos 10 anos, estão “Love never felt so good”, “Billie Jean”, “Beat it”, “Don’t stop ‘til you get enough”, e a inusitada “A paz”, uma gravação do grupo Roupa Nova, versão de “Heal the world”. Entre as mais regravadas, estão “Billie Jean”, “We are the world” e “Beat it”.
Nem sombra de “They don’t care about us”, música que o trouxe ao Rio, em fevereiro de 1996, para gravar o clipe na favela Santa Marta, em Botafogo, dirigido por Spike Lee. A passagem foi envolvida em diversas polêmicas, desde a emissão de vistos, passando por críticas de diversos políticos e até a negociações com o tráfico de drogas.
O cantor foi embora, mas as lembranças nunca mais e, em 2010, o artista plástico Ique Woitschach criou a estátua em bronze que está no exato local da gravação, pesando 180 kg e medindo 1,80 metros de altura. A peça foi doada pelo Governo do Estado à associação de moradores e fica na laje da sede da Ong Atitude Social. A escultura reproduz a foto clássica de Michael na laje, publicada em jornais no mundo inteiro.
Em 2022, o cineasta Spike Lee, que estava no Rio para participar da Rio Innovation Week, aproveitou para visitá-la: “Eles realmente não ligam para nós. Saudações do Santa Marta, Brasil, onde meu irmão e eu fizemos aquela parada 26 anos atrás“, disse o diretor à época, como publicado aqui.
Fotos: Alexandre Macieira/Riotur