A Cyclophonica, Orquestra de Bicicletas, é o único grupo do mundo que produz música montado em suas bikes com instrumentos criados e adaptados e, no dia 19 de agosto, fará uma homenagem ao multi-instrumentista e compositor alagoano Hermeto Pascoal, de 87 anos, na porta do prédio onde ele mora, na Praça do Jabour, no bairro de Senador Camará, Zona Oeste e, em seguida, o grupo faz um cortejo sonoro nos arredores da Praça, das 11h às 14h.
Este ano, em parceria com a Prefeitura, a Cyclophonica entrou no edital Foca-SMC e, com isso, estão nos planos cinco concertos ciclísticos musicais próximos às arenas e lonas culturais mantidas pela Prefeitura, incluindo passeios e performances por ruas, praças e parques, e shows no interior de alguns desses locais.
O repertório do grupo é variado, desde temas indígenas, passando por todos os gêneros de música popular e erudita e, na data especial, claro, várias composições de Hermeto. As apresentações duram, em média, uma hora, tocando num percurso de cerca de 10 km – as músicas são tocadas em movimento e o público participa pedalando junto, filmando, assistindo, cantando, aprendendo a tocar os instrumentos e interagindo.
A Cyclophonica nasceu em 1999 e tem 10 músicos profissionais, atuando ininterruptamente desde sua fundação – foram mais de 300 performances em 200 km de ruas, além de shows em teatros e festivais.