Vassouras (com aquelas fazendas lindas), na região Centro-Sul do Rio, foi classificada como cidade de interesse turístico, em lei aprovada por Cláudio Castro e publicada no DO do Executivo, nesta terça (04/07). A autoria é do deputado estadual Anderson Moraes.
A cidade foi vencedora do Prêmio Destaques do Turismo, promovido pelo Centro Integrado em Estudo de Turismo e Hotelaria do Rio, ganhando por voto popular com 53,2% na categoria “Melhor destino do Rio de Janeiro”. Foi lá que aconteceu, entre 16 e 24 de junho, a 2ª edição do “Festival de Cinema de Vassouras”, levando mais de 20 mil turistas ao Vale do Café. “Dona de um riquíssimo legado histórico-cultural, herança dos tempos áureos do café no Vale do Paraíba fluminense, Vassouras é considerado um berço da diversidade cultural e tem se consolidado como importante destino turístico no estado”, disse o deputado.
Para receber o título, um município deve ter destino turístico consolidado, fluxo permanente de visitantes, pontos expressivos de visitação e caráter permanente naturais, culturais ou artificiais que identifiquem a sua vocação.