Na Rua Paschoal Carlos Magno, n° 73, em Santa Teresa, foi construída, no século XIX, uma casa num terreno de 1.368 m2, que, ao longo de dois séculos, recebeu personalidades importantes da nossa história.
Essa residência pertenceu a Irineu Evangelista de Souza (1813 -1889), o Barão de Mauá, um importante banqueiro, industrial e político brasileiro. Foi pioneiro da industrialização no Brasil e responsável pela inauguração, em 1858, da Estrada de Ferro Dom Pedro II, atual Central do Brasil.
O Barão de Mauá adquiriu esse imóvel em 1837. Um século depois, na década de 1940, nessa mesma construção, funcionou a Pensão Mauá, por iniciativa da pintora Djanira (1914-1979), que comprou o imóvel e começou a alugar os cômodos para artistas e intelectuais brasileiros e estrangeiros, dentre eles: Manoel Bandeira, Carlos Scliar, Milton Dacosta, Emeric Marcier, Henrique Boese, Jean Pierre Chabliz e August Zamoyski.
Também funcionou aqui a Escola Tomás de Aquino; em 1994, foi tombada como patrimônio. Está fechada há alguns anos, sofrendo com a ação do tempo. É um dos imóveis disponíveis para venda na Sérgio Castro Imóveis por R$ 4.250.000. A imobiliária colocou na entrada da casa um lindo painel contando a história do Barão de Mauá.
Vamos torcer para algum empresário comprar, restaurar e devolver a Santa Teresa esse imóvel histórico.