Diversos órgãos da Prefeitura interromperam um festival de pipas na altura dos Postos 11 e 12 da praia do Recreio, na noite dessa segunda (10/07). Foram apreendidas 386 pipas e 84 carretilhas com linhas chilenas, material cortante e proibido. Um carro que funcionava como ponto de armazenamento foi removido e um homem de 35 anos, levado para a 42ª DP, por comercializar material para confecção de pipas.
A ação chamou tanta atenção que foi necessário desligar as luzes do calçadão e do canteiro central, na altura dos Postos 10, 11 e 12, para dispersar os participantes e curiosos. “O mais importante é que conseguimos fazer a apreensão de linhas chilenas, que põem em risco a vida das pessoas e da coletividade. Vamos continuar fazendo o trabalho de monitoramento, de prevenção, para que possamos trazer ordem pública e segurança para a cidade”, diz Brenno Carnevale, secretário de Ordem Pública, sobre o encontro, que juntou centenas de pessoas, organizado por grupos de WhatsApp e Instagram.
A comercialização e o uso de cerol e linha chilena são proibidos pela lei; no Estado do Rio, a multa para quem vender pode chegar a R$ 17 mil, em caso de reincidência. De acordo com o programa Linha Verde, do Disque Denúncia, até junho deste ano, foram efetuadas 153 ligações.