A partir da terça (01/08), uma das áreas mais procuradas do Jardim Botânico, o orquidário, agora proporcionará visitas guiadas em cinco idiomas: português, inglês, francês, espanhol e italiano. São 9 mil orquídeas de várias origens, entre nativas, exóticas e híbridas, e suas flores, com diversidade de cores, formas, tamanhos e aromas. O passeio abrange também o jardim das orquídeas, na área externa. “A orquídea está entre as famílias botânicas que mais chamam a atenção do público, sobretudo pela atração quase mística que exerce sobre as pessoas, pela beleza, diversidade e exuberância das flores. Como temos recebido muitos visitantes estrangeiros, resolvemos inserir alguns idiomas”, diz Delfina de Araújo, curadora da coleção de orquídeas.
As visitas, às segundas, terças e sextas-feiras, terão duração de 40 minutos para seis participantes em cada grupo – segundas, ao meio-dia, em espanhol e francês; terças, às 11h, em português, inglês e italiano; e sextas, às 11h, em inglês; e ao meio-dia, em português e francês.
Curioso saber como os especialistas vão traduzir (ao pé da letra, sem parecer estranho) alguns apelidos, como o da orquídea-sapatinho, a chocolate, a chuva- de-ouro, a olhos-de-boneca ou a orquídea-aranha.
Para participar das visitas guiadas, inscrição pelos telefones (21) 3874-1808/3874-1214, e-mail [email protected] ou diretamente no Centro de Visitantes do JBRJ.