Antônio Accioly e André Couto, ambos de 18 anos, alunos da Escola Britânica, em Botafogo, e Ticiane Coradini, professora de Português e coordenadora do Athena Educação (que prepara alunos para o Enem), no Leblon, criaram o “Projeto Hércules — Transformando Vidas Através da Educação”, 100% filantrópico. Alunos e professora se conheceram através de Eduardo Botelho, ex-aluno da Escola Britânica, que tem, entre as exigências, que todos estudantes tenham alguma experiência com projetos sociais.
A partir de agosto a novembro, o projeto vai oferecer aulas gratuitas para alunos de escolas públicas — 50 presenciais e 200 para educação à distância —, em preparação para o Enem, num espaço emprestado pela Paróquia Santos Anjos, também no Leblon. “O Hércules vai funcionar através de patrocinadores e de doações, disponibilizando professores que usam a metodologia do Athena e materiais didáticos impresso e digital”, explica Ticiane.
As aulas serão de segunda a sexta, com duração de três horas por dia, e ficarão gravadas numa plataforma on-line. Mas por que Hércules? “É a lenda preferida de Antônio e André. As salas da Athena também têm nomes inspirados na mitologia grega. O filho de Zeus fez uma série de trabalhos considerados impossíveis, com destaque para as 12 missões que recebeu do rei Euristeu. Para provar e legitimar quem ele era, não mediu coragem, estratégia e capacidade para superar os obstáculos. A educação brasileira é um grande desafio, e tanto alunos quanto professores precisam, numa sociedade tão desigual, superar os desafios para alcançar os objetivos através da educação”, diz Ticiane.
A Athena Educação surgiu no Leblon, em 2021, com uma metodologia personalizada, e agora, em julho, abriu a segunda unidade, também no Leblon e, em 2024, vai para Botafogo, Tijuca, Barra, Petrópolis e Niterói, entre outros estados. Informações do Hércules no (21) 97120-6860.