Difícil foi escolher uma só imagem para mostrar a Ilha Fiscal. De todos os ângulos, e até na foto menos produzida, a construção imperial na Baía da Guanabara é deslumbrante e está de volta ao roteiro cultural da cidade depois de um ano e meio fechada para reformas, com visitação a partir deste sábado (08/07).
Construída no fim do século XIX, a pedido de Dom Pedro II, para servir de posto alfandegário, a ilhota, que ficou conhecida como palco do último baile do Império, alguns dias antes da Proclamação da República, tem ângulos completamente diferentes.
Aos interessados, o passeio começa no Espaço Cultural da Marinha, ao lado da Praça Quinze, saindo de escuna através do mar, mas tem acesso também por micro-ônibus. Com apenas 1.500 metros quadrados, o local se resume ao castelo verde neogótico, com suas torres pontiagudas. O estilo é a maior atração da construção, projetada pelo engenheiro Adolfo Del Vecchio, com vitrais ingleses e piso de mosaico feito com 14 tipos de madeira. Nenhuma das suas 75 janelas têm o mesmo tamanho, todas feitas artesanalmente.
No mais, o guia pode te contar todas as curiosidades. Informações aqui.
Fotos: Riotur