Quem passa desatento pela esquina da Rua das Laranjeiras com a Rua Cardoso Júnior, nem percebe, mas a praça conhecida como Praça do Chafariz se chama, na verdade, “Praça Ben-Gurion”, uma homenagem ao político David Ben-Gurion, que fundou o Estado de Israel.
Nascido na atual Polônia em 1886, David migrou em 1906 para a então Palestina, um território do Império Otomano e mais tarde um mandato britânico. Ele acreditava que, perseguidos na Europa, os judeus precisavam criar ali seu próprio país – um movimento do século 19 chamado de “sionismo”, a partir da ideia de retorno à terra de Sião, que defendia a reunião dos judeus dispersos pelo mundo em um Estado independente.
Laranjeiras tem uma grande comunidade hebraica (inclusive, também abriga a Sociedade Cultural, Esportiva e Recreativa Hebraica) e se orgulha da homenagem ao líder político israelita, que batalhou para que os judeus pudessem voltar à terra da qual foram expulsos séculos antes.
O chafariz em formato de concha, símbolo da praça, foi instalado em 1965, projeto do arquiteto Francisco de Paula Lemos Bolonha, que também assina chafarizes de outras praças do Rio, como os das Praças Edmundo Bittencourt, em Copacabana, e Varnhagem, na Tijuca.