O biólogo Mario Moscatelli mudou de cenário na manhã desta quinta (13/07): em vez dos manguezais e lagoas, esteve na Câmara de Vereadores para receber uma moção em agradecimento por cuidar do ecossistema carioca há mais de 30 anos. O projeto de lei, aprovado sem restrições, foi ideia do vereador Célio Lupparelli.
Quanto à homenagem, Mario relembra uma moção que ganhou em 1990, da mesma Câmara – outros tempos, outro governo. “Recebi uma moção de solidariedade pelo trabalho que eu fazia em Angra dos Reis pela proteção da baía de Ilha Grande. Pela especulação imobiliária, a supressão dos ecossistemas tinha apoio dos órgãos que deveriam protegê-los, e eu sofria ameaças de todo tipo; por isso, tive que fugir do País”, conta ele.
Corta para 2023, e lá está ele recebendo novamente uma homenagem, 33 anos depois. “Um intervalo de três décadas – em outubro, faz 34 anos do projeto ‘Manguezal da Lagoa’. Nada melhor que o tempo quando você tem determinação e objetivo claro com as suas ações, independentemente do poder de qual linha ideológica. Comecei quando o estado era governado por Leonel Brizola e, de lá pra cá, muita água já passou debaixo dessa ponte, e continuamos aqui lutando”, finaliza.