Estamos no meio do ano, mas o Rio já se prepara para a 1ª edição da “Corrida de Vera Cruz”, marcada para o dia 31 de dezembro. O objetivo é entrar para o calendário esportivo nacional; seria a nossa “Corrida de São Silvestre”, que atrai milhares de pessoas a São Paulo, há 97 anos. “O Rio carecia de uma corrida dessa magnitude na virada de ano. O réveillon é um dos maiores do Planeta, com muitos turistas. Esse evento vai ser um atrativo a mais”, diz Guilherme Schleder, secretário municipal de Esportes. A corrida é uma iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura, com as Secretarias de Esporte e Turismo, e a Norte Marketing, empresa especializada em eventos esportivos e culturais.
Com uma distância de 15 km (a mesma da São Silvestre), a prova vai passar por alguns cartões-postais, como o Aeroporto Santos Dumont, o Museu do Amanhã, o Monumento aos Pracinhas, o Museu Histórico Nacional e o Museu de Arte Moderna (MAM). Esperam-se 18 mil corredores. “Além de incentivar a prática de exercícios físicos e promover um estilo de vida saudável, esses eventos têm um impacto na economia local e oferecem uma oportunidade única para promover o Rio como um destino atraente no cenário esportivo, atuação prioritária na pauta do Visit Rio”, diz Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit.Rio.
O nome da corrida no Rio é uma homenagem histórica ao Brasil, em referência ao seu primeiro nome: Terra de Vera Cruz. As inscrições já estão abertas.