numero:✓ Por que a sexualidade alheia ou tudo que a envolve incomoda tanto algumas pessoas?
numero:✓ Depois da matéria em O Globo “Homens de nariz grande costumam ter pênis maior” (segundo estudo da Coreia do Sul), a régua de apps de relacionamento e dos eventos do fds promete ser mais exigente.
numero:✓ O pianista David Feldman, Rodrigo Villa (contrabaixo acústico) e Paulo Diniz (bateria) comemoram os grandes trios da história do jazz, como os de Oscar Peterson, Bill Evans, Herbie Hancock e, entre nós, brasileiros, os de Dom Salvador e Luizinho Eça, no Manouche, no sábado, às 20h30, lembrando que tem descontão na entrada para quem levar 1kg de alimento ou um livro.
numero:✓ Sem ser ficção, um fds com motivo concreto para sair da cama.
numero:✓ Marina Íris, Maíra Freitas e Jazz das Minas (com participação de Gênesis, Carol Dall Farra, Lis MC, Anastácia, Afroflor e Flávia Chagas), Sexteto Sucupira e DJ Tales Mulatu se apresentam na “Noite do bem bolado”, comemorando a diversidade da música — com samba, jazz, disco e forró, no Circo Voador, na Lapa, nesta sexta, às 22h.
numero:✓ No dia seguinte, o rapper Froid faz show de lançamento do seu primeiro DVD, “O Florista”, na lona da Lapa, sábado, às 22h.
numero:✓ Conversa de salão em almoço de amigas: “Ela compra o que quiser na Faubourg Saint-Honoré? Compra. Mas imagina todo dia ter de olhar pra cara de fulano. Todo dia.” Que tal?
numero:✓ Seu Jorge e Alexandre Pires apresentam o show da turnê “Irmãos”, no Jeunesse Arena, no sábado, às 22h.
numero:✓ De festas fechadas, tem o casamento de Renata Rique e João Paulo Mauro, no Parque Lage. Já que a família da noiva é carioca, filha de Gilda Amado e Renato Rique, a equipe envolvida é principalmente de São Paulo, onde o casal mora; por exemplo, os DJs Buga e Gui Pimentel.
numero:✓ E para quem a maior preocupação é “quem vai pagar o meu jantar?”, temos algumas cariocas desse perfil (rsrsrsrsr), o inverno taí e, com ele, a fome chega com tudo, listamos aqui alguns restaurantes que prepararam um menu quentinho pra época.
numero:✓ Tiago Iorc apresenta, pela primeira vez no Brasil, o show da turnê “Daramô”, no Qualistage, na Barra, no sábado, às 22h.
numero:✓ É o penúltimo fim de semana de junho, o que significa que São João está cobrando a sua parte. Bora pro anarriê? O “Arraiá Ação José” acontece na praça da Paróquia São José da Lagoa, a partir das 10h de domingo, com quadrilha às 18h. Aproveita e leva uma doação para a “Campanha do Agasalho”.
numero:✓ O quarteto Astral é uma das atrações do “Ah! Raiow”, no Circo Crescer e Viver, no Centro, além das brincadeiras e comidas típicas, no sábado, às 21h.
numero:✓ Os DJs Leo Gattuso, Giordanna e Bruna Strait comandam o arraial eletrônico da festa Boho num dos galpões do Santo Cristo (Rua Mendes de Morais, 210), sábado, a partir das 23h.
numero:✓ “Arraiá Hype” é a edição junina da Babilônia Feira Hype, no Parque das Figueiras, na Lagoa, com quitutes, atividades infantis e quadrilha Explosão (sáb, a partir das 16h). Sábado e domingo, a partir das 14h.
numero:✓ O tradicional “Arraiá da Morais e Vale”, na rua do chamado Baixo Lapa, é fechada para a festa, com barraquinhas, quadrilha e shows de Rio Maracatu, Forró do Aconchego e Me Enterra na Quarta, de sexta a domingo, a partir das 16h.
numero:✓ O Samba dos Guimarães, em Santa Teresa, ganha sotaque nordestino com trio de forró, touro mecânico, comidas típicas e brincadeiras, no sábado, a partir das 19h30.
numero:✓ A Fábrica Bhering, em Santo Cristo, faz o “Arraiá de Rose”, no sábado, a partir das 14h.
numero:✓ A feira Circuito Carioca, em Botafogo (Rua Nelson Mandela), entra em ritmo junino, com várias atrações temáticas, sábado e domingo, a partir das 13h.
numero:✓ Moradores do Leblon, tremei! Chegou o “Dias de São João”, quando a Rua Dias Ferreira vira praticamente uma micareta, com música, comidinhas e muito carão, sábado e domingo, a partir das 13h.
numero:✓ A “Feira Carioquíssima na Roça”, que costuma ficar ali na pracinha da Urca, sobe o bondinho até o alto do Morro da Urca com DJs, comidinhas e shows (sempre às 15h), como do trio de forró Estopim (sáb) e Os Conterrâneos (dom). A partir das 9h.
numero:✓ Na Praça, vai ter a “Junina da Urca”, com a animada festa Carioca Circuito, sábado e domingo, a partir das 14h.
numero:✓ Que tal? A “Rock 80 Festival”, evento na Quinta da Boa Vista, comemora São João com… rock. Sábado e domingo a partir das 10h. Vai ter tributo a Raul Seixas e Brigitte Merlot, cantando de Amy Winehouse a AC/DC.
numero:✓ Na mesma casa de shows, no domingo, “Tributo Michael Jackson”, com Rodrigo Teaser, às 20h30.
numero:✓ O Trio Oré apresenta o concerto “Panorama do Cancioneiro Brasileiro” na série “Concertinhos de Eva”, para o público infanto-juvenil, na Casa Museu Eva Klabin, na Lagoa, domingo, às 16h.
numero:✓ No teatro, continua em cartaz “Baixa terapia”, com Antonio Fagundes, comédia do argentino Matias del Federico sob direção de Marco Antonio Pâmio. No Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, sábado e domingo, às 20h e 18h. Com aquele detalhe: Fagundes não tolera 1 minuto de atraso!
numero:✓ “Cartas de Darcy”, sobre a trajetória do intelectual Darcy Ribeiro, está em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, sábado e domingo, às 19h e 18h. O espetáculo reflete sobre o que ele diria a respeito do Brasil atual, se pudesse escrever cartas ao povo brasileiro. A dramaturgia é de Max Oliveira, que também interpreta a peça, sob direção de Carmen Frenzel.
numero:✓ “Julius Caesar — vidas paralelas” fica só até domingo no Teatro Poeira, em Botafogo. Com texto e direção de Gustavo Gasparani, a peça da Cia. dos Atores mostra o jogo de poder inspirado no clássico de Shakespeare pelo ponto de vista de uma trupe teatral. Em cena, César Augusto e Gilberto Gawronski, entre outros. Sábado e domingo, às 20h e 19h.
numero:✓ O musical “Kafka e a boneca viajante”, inspirado em livro do catalão Jordi Sierra i Fabra, conta a história de um suposto encontro entre o escritor Franz Kafka e uma menina, que chorava por ter perdido o brinquedo. A direção é de João Fonseca e, no elenco, Alessandra Maestrini, André Dias, Lilian Valeska e Carol Garcia. No CCBB, sábado e domingo, às 19h30.
numero:✓ “Olga e Luiz Carlos — uma história de amor”, criada pelo documentarista Silvio Tendler, escrita a partir da troca de cartas entre o líder comunista Luiz Carlos Prestes (Júlio Adrião) e a militante alemã Olga Benário (Marianna Mac Niven), entregue aos nazistas pelo governo Vargas em 1936. O material foi entregue a Tendler pela historiadora Anita Leocádia Prestes, filha do casal. Em cartaz no Sesc Copacabana, sábado e domingo, às 20h.
numero:✓ A Cia. de Ballet Dalal Achcar estreia dois espetáculos inéditos: “Sem Você”, do coreógrafo Éric Frédéric, com balé clássico e dança contemporânea; e “Macabéa”, inspirado em “A hora da estrela”, de Clarice Lispector, criação da primeira bailarina do Theatro Municipal, Márcia Jaqueline, que estreia como coreógrafa, e da bailarina Maria Osorio na criação dos figurinos. No Teatro Riachuelo, sábado e domingo, às 20h e 17h.
numero:✓ O Festival de Luzes chega a seu “ápice” neste fim de semana (sex e sáb, a partir das 19h), na Praia do Leme, perto do Forte Duque de Caxias, com show de 135 drones, projeções de Batman Zavareze e os DJs Tropicals (sex) e o bloco Minha Luz é de Led (sáb).
numero:✓ A tradicional Feira das Yabás comemora 15 anos, na Praça da Pira, em frente ao CCBB, com samba com a Velha Guarda da Portela e Marquinhos de Oswaldo Cruz, sábado e domingo, a partir das 12h.
numero:✓ Em comemoração ao Mês do Orgulho, Wescla Vasconcelos e Vahnessa Mush vão mediar o Rolé Carioca LGBT+, um passeio que começa na Praça Tiradentes e visita locais importantes historicamente para os LGBT+, como o Cine Íris e o Casarão de Luana Muniz, entre outros. Encontro no sábado, às 10h, na Praça Tiradentes.
numero:✓ Ainda pelas comemorações dos 70 anos dos Filhos de Gandhi, um cortejo para Xangô percorrerá as ruas do Centro com o Afoxé Filhos de Gandhi e a Quilombik, começando pelo Muhcab (Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa), às 11h, e terminando na Praça da Harmonia.
numero:✓ No cinemão, estreia de “Elementos”, a nova animação da Pixar, que conta a história de amor improvável entre dois opostos: Ember (fogo) e Wade (água); tem também “Que horas eu te pego?”, a comédia romântica estrelada pela vencedora do Oscar Jennifer Lawrence, que acompanha uma entregadora com sérios problemas financeiros e que acaba se envolvendo com um homem introvertido; “Sede assassina”, um suspense policial com uma investigadora inexperiente do FBI vivida por Shailene Woodley, que precisa desvendar os mistérios de um crime brutal cometido por um assassino em massa. Mais títulos, gêneros, salas e horários aqui, neste link.
numero:✓ Pra você, que ficou obcecado com a história do “submersível” implodido, dá o play em “Titanic” (1997) pra não ter uma súbita vontade de fazer uma viagem ao fundo do mar. No catálogo do Star +, a qualquer hora. Como o povo é um tanto quanto curioso (pra não dizer mórbido), o título subiu na lista de mais vistos nos últimos dias.
numero:✓ Têm também docs sobre o naufrágio que matou 1.500 pessoas em 1912, como “Fantasmas do Abismo” (2003), em que James Cameron (diretor do famoso longa, que mergulhou 33 vezes ao local) e Bill Paxton usaram um submergível para ver os destroços do navio, disponível na Netflix. Na mesma plataforma, Cameron se uniu com a oceanógrafa Sylvia Erle para “Mission Blue” (2014), documentário sobre pesca abusiva e despejo ilegal de resíduos tóxicos nos mares. Tão louco pelo assunto, ele também se juntou ao cineasta Simcha Jacobivici para o documentário “Atlântida: A Cidade Perdida”, lançado em 2017.
numero:✓ Além desses, tem também “De Volta Ao Titanic” (2020), “Gathering Storm” (2020) e “Segredos do Fundo do Mar” (2018), todos no Disney+.
numero:✓ No canal do YouTube do History Channel, é possível assistir à série “Inexplicável”, sobre o Titanic.
numero:✓ Que algum dos prazeres acima afete esse corpinho!