O público se abriu generosamente para Preta Gil (principalmente pra ela): todo mundo, de alguma forma, acompanhando o tratamento da cantora de um câncer de intestino desde o início do ano, no show “Nós, A Gente”, de Gilberto Gil e família, no Qualistage, na Barra, nessa sexta (16/06). Tirando Preta, um acontecimento por si (os vídeos da entrada da cantora estão bombando nas redes). Na música “Vá Se Benzer”, lançada com Gal Costa (madrinha de Preta), no trecho “diz aí quem é você”, Preta responde: “Eu sou preta, eu sou gorda, eu sou bissexual, estou tratando um câncer e vou vencer, estou solteira e sou filha de um imortal….”, e a plateia enlouqueceu.
Gil é Gil, não precisa falar, mas outros momentos destacados aconteceram quando Flor (filha de Bela com João Paulo Demasi) cantou “Garota de Ipanema”; o solo de guitarra de Sereno, de 6 anos (10º neto do artista, filho de Bem com a cantora Ana Cláudia Lomelino); a homenagem a João Gilberto quando Gil toca com Bento (também filho de Bem com a cantora Bárbara Ohana); a homenagem a Rita Lee, quando aparece a foto da roqueira no telão; o backing vocal com as integrantes da família.
A turnê, que já passou pela Europa e Marrocos, também vai ganhar a série “Viajando com os Gil”, com direção de Andrucha Waddington, no ar dia 30 pela Amazon Prime Video. Em 36 dias, eles fizeram 15 apresentações em 10 países, com tudo filmado. A série é a sequência de “Em Casa com os Gil”, que mostra agora, em prática, como foi a turnê planejada à época: são 40 pessoas na produção da turnê, constando 7 filhos, 12 netos e 1 bisneta.
Para entender um pouco a relação da numerosa família, veja o comentário de Flora, mulher de Gil há 43 anos, e diretora da GeGe Produções, à frente do show: “Sempre me dei muito bem com as filhas de Gil — o respeito que elas têm por mim, sem exceção, é ótimo. Em 40 anos, a gente nunca teve uma briga. Preta, Maria, Nara, Marília… Nara é madrinha do Bem, eu sou madrinha do filho da Preta; aqui é todo mundo de bem. Eu acho que isso é a energia que ronda a família; ninguém aqui é encrenqueiro, maluco — é todo mundo maluco beleza. A gente trabalha com o verbo ‘facilitar’. A Maria trabalha na GeGê, a Marília trabalha no Expresso 2222; Nara e Preta cantam e estão sempre com a gente. E todas amam os meus filhos. Todos (Bem, Bela, José, Maria, Preta, Marília e Nara), todos os irmãos se amam de dar inveja. É um por todos e todos por um: mexeu com um, mexeu com todos”, disse Flora em depoimento à jornalista Chris Fuscaldo.
É ELA! Preta Gil volta aos palcos com Família Gil, se emociona e é ovacionada pela plateia no Rio de Janeiro. ❤️ pic.twitter.com/FREcxk31GD
— Seremos Resistência!! (@seremosresisten) June 17, 2023