No Dia Mundial do Meio Ambiente, não poderia faltar Mario Moscatelli. Nesta segunda (05/06), lá estava o biólogo no lançamento do programa “Guardiões dos Mangues”, da Prefeitura, na Lagoa Rodrigo de Freitas, em frente ao Parque da Catacumba, para recuperar os mangues na cidade, com participação do prefeito Eduardo Paes, de moradores da região, da secretária de Ambiente e Clima, Tainá de Paula. Falou em mangue, o nome é Moscatelli, protetor do ecossistema e fundador do projeto “Manguezal da Lagoa”, do qual cuida há 34 anos. “Dia do Ambiente é para ser todo dia! Não jogue lixo na rua e nas margens da Lagoa. As aves confundem lixo com alimento e morrem! Dia do ambiente são 365 dias por ano!”, relembra Mario que, há dois anos, conta com o apoio da concessionária Águas do Rio com resultados vistos pelas águas limpas da Lagoa e uma explosão da biodiversidade.
Ao todo, foram mapeadas oito áreas de mangues no município do Rio: enseadas da Baía de Guanabara, margens das lagoas da Barra da Tijuca, Praia da Brisa, em Pedra de Guaratiba, ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas, foz dos Canais de São Fernando e Guandu, em Santa Cruz, reserva Biológica de Guaratiba e na Restinga da Marambaia.
Em cada área, são quatro guardiões, que receberão uma bolsa-auxílio de R$1.250 e R$ 1.000 e serão responsáveis por proteger e reportar situações aos órgãos responsáveis pela manutenção do respectivo mangue.