As obras de naturalização da Lagoa começaram esta semana e já apareceu, nesta quinta (22/06), um novo morador: um mergulhão caçador. “Pelo segundo ano consecutivo a ave é observada na Lagoa. Tenho certeza que com a diversificação que estamos criando por meio da naturalização vamos ter novos nichos ecológicos para novas espécies se reproduzirem. A Lagoa poderá em breve se tornar um importante polo de observação de aves. O mergulhão gosta de se reproduzir em áreas alagadas, justamente o que estamos criando”, diz o biólogo Mario Moscatelli, à frente do projeto, com a filha, a paisagista Carolina Moscatelli.
A prefeitura já está escavando o asfalto para ampliação de 2.600 metros quadrados de espelho d’água, incorporando áreas que ficam constantemente alagadas — em frente ao Parque do Cantagalo e no Parque dos Patins —, oficializando o novo traçado para a ciclovia e fazendo a readequação ambiental e, surpreendentemente, enquanto os funcionários trabalham retirando os entulhos, peixinhos já apareceram nas águas rasas (como no vídeo), onde o local ficava constantemente alagado.
Mario diz que a Lagoa se estendia à Rua Jardim Botânico, ao Hipódromo da Gávea, ao condomínio Selva de Pedra e à sede do Clube do Flamengo e com as aterragens constantes de suas margens naturais e sua vegetação, houve redução da fauna.
Com as obras da naturalização da Lagoa Rodrigo de Freitas, que começaram esta semana, os peixinhos já começam a retomar o lugar que era deles… Vídeo: João Pedro Coelho (estagiário do projeto Manguezal da Lagoa, coordenado pelo biólogo Mario Moscatelli). pic.twitter.com/YKm42yObpL
— Dani Barbi🌈 (@danibarbi) June 22, 2023