Começou no Museu do Pontal, nesta sexta (02/06) o “Seminário Arte Popular em Discussão: Centenário Jacques Van de Beuque (1922-2000)”, com mostra contando sua história a partir de fotos e vídeo. “Ao mesmo tempo em que comemoramos o centenário do criador do museu, colocamos em perspectiva a presença da arte popular no Brasil de hoje”, diz Angela Mascelani, curadora e diretora artística do museu, que foi casada com Guy Van de Beuque (1951-2004), filho de Jacques, diretor e coordenador do museu por 9 anos.
Entre os convidados estão o artista João das Alagoas, a presidente do ICOM Brasil (Conselho Internacional de Museus) Vera Mangas e a escritora Flavia Martins, autora de “O reinado da Lua”, que está entre as principais referências bibliográficas no estudo das artes populares no País.
O designer francês Jacques Van de Beuque chegou ao Brasil por sugestão do amigo Cândido Portinari, em 1946, depois de ter sido preso por estimular a resistência francesa e submetido aos campos de trabalhos forçados na Alemanha. Por aqui, tornou-se amigo de artistas populares e viajou acompanhando a trajetória de alguns deles, especialmente o mineiro Antônio de Oliveira e o carioca Adalton Fernandes Lopes. Em 1976, abriu a Casa do Pontal. “Estamos celebrando o passado, atentos ao presente e olhando para o futuro”, diz Lucas Van de Beuque, diretor executivo do museu e neto de Jacques.
O seminário continua neste sábado (03/06) e foi organizado pelas historiadoras Ileana Pradilla (do Instituto Moreira Salles) e Martha Abreu (UFF), e pela antropóloga e neta de Jacques, Flora Moana Van de Beuque (UFRJ).