O biólogo Mario Moscatelli comenta o projeto de naturalização da Lagoa, iniciado pela prefeitura nesta terça (20/06), para adequar as áreas que ficam constantemente alagadas, em frente ao Parque do Cantagalo e no Parque dos Patins, oficializando o novo traçado para a ciclovia:
“Nesses trechos, o solo é extremamente instável por causa da sua composição natural (silte, argila e turfa), em camadas que podem atingir vários metros de profundidade, ou seja, é praticamente impossível impedir seu alagamento em épocas de cheia”.
São três, começando por retirar postes, meio-fio, pista e iluminação, depois acertar a área para a recuperar a flora (grama de mangue, samambaia do brejo, algodoeiro de praia e mangue vermelho) e, por fim, instalar um cercado protetivo e placas informativas. “Pela primeira vez na história a Lagoa vai voltar a crescer, estamos oferecendo uma solução verde para resolver os problemas causados pelos sucessivos aterramentos que ao longo de mais de um século reduziu em 50% sua área original, e com isto oficializar o novo trajeto da ciclovia devolvendo para a Lagoa o que já foi dela”, disse Flávio Valle, subprefeito da ZS.
“Depois de 34 anos ininterruptos de trabalho, verificamos uma explosão de biodiversidade ainda mais incentivada com a melhoria da qualidade da água. Por isto optamos pelo processo de naturalização desses dois trechos para resolver a questão dos alagamentos constantes”, finaliza Mario.