Maria Osorio, bailarina e professora de balé clássico da Cia. de Ballet Dalal Achcar, criou o figurino do espetáculo “Macabéa”, inspirado em “A hora da estrela”, de Clarice Lispector, em temporada este fim de semana, no Teatro Riachuelo, no Centro.
Maria é formada em Design de Moda pela PUC-Rio, e desenha as coleções para a marca Anna Vic, de Toia Lemann, sua mãe, além de ter sido modelo da grife, lançada em 2018.
Maria criou peças exclusivas para os 20 bailarinos do espetáculo que interpretam os personagens do livro e contam uma história através da dança, com estampas exclusivas da Anna Vic. “Cada um terá um modelo diferente. Quis trazer uma linguagem contemporânea para a história da Clarice, usando o preto e branco para representar as pessoas da cidade, que não dão atenção à Macabéa quando ela chega, e o vermelho para destacá-la, junto a seu par, o Olímpico. Quando vi as estampas, fiquei encantada: tinha tudo a ver com a minha proposta, e é emocionante dançar com a roupa que eu fiz e, ao mesmo tempo, ver esse mundo que eu criei ganhar vida”, diz ela à coluna. A coreografia é criação da primeira bailarina do Theatro Municipal, Márcia Jaqueline, que estreia como coreógrafa.
Além desse espetáculo inédito, a Cia Dalal Achcar também estreia “Sem Você”, do coreógrafo Éric Frédéric, que mescla balé clássico e dança contemporânea, também no Teatro Riachuelo (sexta e sábado, às 20h; e domingo, às 17h).