O artista visual e diretor Gabriel Mattar lançou o documentário “Irmãos por escolha”, nessa segunda (05/06), no Estação Net Gávea, seu primeiro longa, que, no domingo (11/06), entra no catálogo da Netflix. Foi o primeiro doc filmado dentro da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), contando como laços de amizade são construídos no ambiente de treinamento militar.
A produção não recebeu patrocínio do Exército — foi feita através da Kombat Films, de Mattar que, sem formação militar, levou a visão de um civil para mostrar os protagonistas reais e dramas universais. “O longa foi feito em homenagem ao meu irmão, Danilo, e meu primo, Guigo, que nos deixaram muito cedo. Eu e meu primo Leonardo nos tornamos irmãos por escolha. Apesar de ser um filme totalmente independente, feito na raça, com uma equipe reduzida, conquistamos a maior plataforma de streaming do mundo”, diz ele.
Gabriel conheceu a Aman em 2014, e o que mais chamou sua atenção foi a solidariedade entre os alunos, que eles chamam de “espírito de corpo”.
O filme foi apresentado nos festivais internacionais de Santa Fé e “Flickers Rhode Island” (RIIFF, um dos festivais de qualificação para o Oscar); no Brasil esteve no Festival de Petropólis de 2022. O filme, entretanto, foi recusado em outros festivais brasileiros, sem nem ser visto pelos organizadores, por tratar de um tema que se refere ao Exército.