A Prefeitura, através do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), lançou o concurso de fotografias “Olhos de Ver — Edição Rio Patrimônio Mundial” para fortalecer o relacionamento do carioca com a sua cidade. O concurso é aberto a todos, valendo imagens de paisagens, prédios, espaços públicos, mobiliário urbano ou cenas do cotidiano nos três locais declarados Patrimônio Mundial: “Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar”, “Cais do Valongo” e “Burle Marx”. As melhores imagens selecionadas farão parte de uma edição digital de cartões-postais do projeto “Olhos de Ver”.
”Somos uma cidade privilegiada: temos três sítios considerados patrimônio. Sábado (01/07) é a data de comemoração de 11 anos da declaração do sítio ‘Rio de Janeiro: Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar’, nosso primeiro bem reconhecido pela UNESCO”, explica Laura di Blasi, presidente do IRPH.
Cada participante pode enviar até 10 fotografias coloridas ou em preto e branco até o dia 1º de outubro, em formato impresso e digital (jpg), sem qualquer tipo de montagem ou alterações drásticas ou uso de efeitos especiais; afinal, o Rio nem precisa. É ou não é?
As 60 melhores, sem ordem classificatória, serão selecionadas. Informações no site.
Foto de Marcello Santos dos Santos, do Cais do Valongo, um dos patrimônios cariocas.