O Rio, com destaque para o bondinho saindo das nuvens e o Pão de Açúcar, de um jeito que, provavelmente, você nunca viu, com o plus do sol e do céu.
O lugar já apareceu algumas vezes nesse post, mas não tem como resistir a ângulos diversos. Enquanto a gente pira com a vista, a atração turística é o centro de uma guerra pela instalação de uma tirolesa, que seria entregue no segundo semestre deste ano; no entanto, a Justiça paralisou a polêmica obra, que tem gerado protestos contra e a favor. Na última semana, a decisão atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), na qual o juiz Paulo André Espírito Santo Bonfadini determinou que a empresa Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, pare “de fazer cortes ou perfurações em rocha ou executar qualquer intervenção nos morros do Pão de Açúcar, Urca e Babilônia que implique demolição ou construção de novos elementos”.
A ação pública, segundo o MPF, é para “impedir a consumação de grave dano ambiental” a um dos “mais importantes bens do patrimônio cultural brasileiro e mundial”, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Unesco. Aguarde os próximos capítulos.
As fotos são de Márcio Rocche, feitas de helicóptero.