epois de atrair mais de 600 mil espectadores em cinco anos, com quatro edições em São Paulo e uma em Florianópolis, o “Festival de Luzes” chega ao Rio, entre 16 e 24 de maio, transformando ruas, praças, pontos turísticos e arquitetônicos, reunindo arte e tecnologia.
A praia do Leme, por exemplo, nos dias 23 e 24, será o ponto alto do evento, com show de centenas de drones no céu, da mesma empresa responsável pelo show no desfile da centenária Portela, no carnaval carioca, quando escreveu nos céus da Sapucaí. Já a projeção será no paredão ao lado do Forte Duque de Caxias, além de uma grande festa com o bloco “Minha Luz é de Led”.
O evento é inspirado em festivais de Lyon (França) e Sidney (Austrália), segundo seu criador, Alexis Anastasiou, “é um diálogo entre a arte de rua e o vídeo mapping que promove a ocupação do espaço público e explora a milenar tradição de contar histórias, só que antigamente elas eram riscadas na areia do chão ou pintadas em pedras”.
O festival envolve mais de 50 profissionais. Os outros lugares escolhidos foram a Praça Mauá (16/06), Rocinha (17 e 18/06) e a favela Dona Marta ( 20 e 21/06). Mas, na terça (13 /06), os cariocas vão ter um gostinho do evento quando um carro equipado com potentes projetores percorrerá as ruas da cidade com imagens no espaço urbano, entre 19h e 21h. O festival é patrocinado pela Eletrobrás e tem o apoio da RioLuz.