Como aumentar a sua conexão com a pessoa amada no Dia dos Namorados?
Se você está solteiro(a), a pessoa amada pode ser você, e você pode aproveitar as dicas a seguir para aprimorar sua relação com você mesmo(a).
A maior parte do tempo, estamos tão absorvidos pela rotina e pelos desafios do dia a dia, que acabamos não reparando e não expressando as pequenas coisas que nos deixam ou nos deixariam felizes.
Essa data especial pode ser uma excelente oportunidade de se (re)conectar consigo mesmo(a) e com a pessoa amada.
Através de 4 elementos trazidos para a nossa consciência pela Comunicação Não Violenta (CNV), criada pelo psicólogo Marshall Rosenberg, temos a possibilidade de expressar nossos sentimentos com maior qualidade de presença e de comunicação.
Os 4 elementos da CNV são os seguintes:
1. Observação/fatos
2. Sentimento
3. Necessidade/valor (o que é importante para você)
4. Pedido de empatia ou de ação
Você pode fazer uma frase juntando esses 4 elementos para expressar o que for importante para você, através de uma comunicação mais consciente, mais clara e construtiva.
Por exemplo, você pode reforçar algo positivo que o outro faz e que você gosta:
“Amor, quando você me liga de tarde todo dia para saber como estou (1), fico feliz (2) porque sinto que você se importa comigo (3). Gostaria que continuasse sempre assim (4).”
Ou ainda:
“Quando você olha para mim com esse olhar apaixonado (1), me sinto pleno(a) (2), porque percebo uma conexão recíproca entre nós, e isso é importante para mim (3). Você sente isso também? (4).”
E você pode também aproveitar para pedir algo que o/a incomoda e que você gostaria que o outro fizesse. Por exemplo, em vez de ficar reclamando ou criticando, dizer: “Você nunca me avisa quando vai chegar tarde!” ou “Você sempre se esquece de me avisar quando vai chegar tarde!”
Você pode experimentar uma forma mais construtiva, tentando sensibilizar o outro. Por exemplo: “Quando você chega muito tarde do trabalho sem me avisar (1), fico chateado(a) (2), porque a cidade é perigosa e você sabe que me preocupo com você (3). Você pode me avisar na próxima vez?” (4)
Ter a capacidade de descrever os fatos, identificar e expressar nossos sentimentos, as nossas necessidades e o que gostaríamos que o outro fizesse, aumenta a chance de sermos ouvidos e compreendidos, enquanto as reclamações e críticas tendem a afastar e fechar a possibilidade de diálogo e compreensão mútua.
Se a pessoa não se sensibilizar quando você for aplicar corretamente os conceitos da CNV, pode ser um sinal de falta de capacidade de empatia.
Nesse caso, recomendo que busque apoio de um profissional especialista em relacionamentos, que tenha experiência e conhecimento sobre transtornos mentais e relacionamentos abusivos, pois quem não tem empatia costuma apresentar comportamentos abusivos e causar sofrimento nas suas relações íntimas, de forma recorrente, além de muita confusão mental. Isso é muito comum – não hesite em procurar ajuda.
Feliz Dia dos Namorados!