Tudo começou em 1948 (ou 1949 — há registros de ambas as datas), quando surgiu uma campanha coordenada pelo publicitário João Agripino Dória Neto, pai do ex-prefeito de São Paulo, João Dória, para lojas de departamentos. Em vez do 14 de fevereiro, muito próxima do carnaval, foi escolhido o 12 de junho. Mas de tão aprovada que é, existem os que comemoram nas duas ocasiões; a ação comercial, porém, é mesmo a brasileira, sem queixas para o comércio. Neste ano, a data deve movimentar R$ 23,17 bilhões no varejo e serviços, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito. É uma data comercial? Essencialmente comercial, contudo, acrescida de intenções e interações amorosas.
Obviamente que deu muito certo, considerando a intenção do inventor. Além disso, é sempre uma boa oportunidade para fazer os hormônios gritarem. Não perca! E viva o amor!