Com artigos de 30 economistas, entre eles, os mais destacados do Brasil, o livro “A Arte da política econômica” (selo História Real, Intrínseca) foi lançado nessa segunda (26/06), na Travessa do Shopping Leblon, com a presença de boa parte dos autores. O e-book já está disponível desde o início do ano. A publicação foi editada pelo pesquisador José Augusto C. Fernandes, baseado no podcast de mesmo nome do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças, com análises desde o tempo da redemocratização. O prefácio é do economista Edmar Bacha (diretor da Casa das Graças) e o posfácio, do ex-ministro da Fazenda Pedro Malan.
Na introdução, Fernandes diz que, no exato momento em que o governo negocia com o Congresso duas propostas de gestão do estado — o novo arcabouço fiscal e a reforma tributária —, a experiência dos gestores mostra que a persistência é fundamental para levar adiante as reformas, que “sofrem resistências, os custos aparecem antes dos benefícios e a evolução institucional nem sempre acontece em linha reta”.
Com tal elenco, não faltaram fãs na fila, junto a amigos dos autores.
São eles:
Amaury Bier, Ana Carla Abrão, Ana Paula Vescovi, Armínio Fraga, Bernard Appy, Cláudia Costin, Cristiane Schmidt, Edmar Bacha, Eduardo Guardia, Eduardo Guimarães, Elena Landau, Gustavo Franco, Gustavo Loyola, Ilan Goldfajn, Joana Monteiro, José Márcio Camargo, Juliano Assunção, Maílson da Nóbrega, Marcílio Marques Moreira, Marcos Lisboa, Maria Silvia Bastos Marques, Murilo Portugal, Paulo Hartung, Paulo Tafner, Pedro Parente, Pérsio Arida, Ricardo Paes e Barros, Sandra Rios e Sérgio Werlang.
—