Vem aí homenagens para o jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira em, pelo menos, quatro cidades: Rio, Salvador, Brasília e Campinas, dia 5 de junho. À frente dos eventos, para relembrar um ano do assassinato de ambos durante uma viagem ao Vale do Javari, no Amazonas, as viúvas, a estilista Alessandra Sampaio (Dom) e a antropóloga Beatriz de Almeida Matos (Bruno).
Alessandra estará no Posto 6, em Copa, a partir das 10h, lugar onde eles costumavam praticar stand-up paddle quando moravam no Rio. “Os eventos são para dizer que esperamos por justiça, para os assassinos e mandantes, e também para manter o assunto em pauta, porque os territórios continuam sendo invadidos, com pessoas na linha de frente sendo ameaçadas, e o que está acontecendo agora é de uma extrema violência”, diz Alessandra.
Já Beatriz, diretora do Departamento de Proteção Territorial e de Povos Indígenas Isolados, do Ministério dos Povos Indígenas, estará em Brasília (horário e local ainda a confirmar). Em Salvador, cidade onde Dom morava, será no Farol da Barra, às 15h; e em Campinas (SP), no Teatro de Arena da Unicamp, às 13h.