Na Rua Assunção, n° 2, em Botafogo, encontrei o Condomínio Les Palais Botafogo, um oásis residencial repleto de histórias e com duas joias arquitetônicas. Atrás de um lindo portão antigo restaurado, estão dois imóveis centenários tombados e nove edifícios, inaugurados em 2011, dividindo o mesmo terreno em completa harmonia visual.
Um desses imóveis antigos é o Chalet Olinda, erguido no início do século XIX, quando Botafogo ainda conservava o seu aspecto de chácara. Pedro de Araújo Lima, o Marquês de Olinda, vendeu essa casa, em 1855, ao Dr. Antônio Peixoto. O novo dono adaptou as amplas instalações do Chalet Olinda para atendimento hospitalar. Nesse local, fundou a Casa de Saúde Dr. Peixoto, com quartos com vista para o mar. Em 1865, o Chalet foi comprado pelo Dr. Manoel Fernandes Eiras, e a clínica mudou de nome. A partir de 1951, a Casa de Saúde Dr. Eiras passou a abrigar a Clínica de Neurocirurgia de Paulo Niemeyer. Com o passar dos anos, a clínica fechou, e o terreno de quase 35 mil metros quadrados foi comprado para a construção do Les Palais Botafogo, um condomínio que mistura dois imóveis protegidos e tombados por legislação municipal (Chalet Olinda e Pavilhão Santa Clarice) com nove edifícios residenciais.
As duas construções antigas foram totalmente restauradas e hoje abrigam os diversos equipamentos de lazer do condomínio (salão de artes, piscinas, salão de beleza, sala de leitura, academia…), que conta com 120 apartamentos de 3 ou 4 quartos com 171 m2 a 226 m2. A construção dos prédios teve início em 2007 e foi finalizada em 2011. Toda a vegetação do local foi mantida.
O Chalet Olinda possui estilo romântico, evocando a bucólica vida no campo, enquanto o Pavilhão Santa Clarice (com a fachada amarela) é um prédio neoclássico com elementos ecléticos, como o símbolo da Medicina em seu frontão.