numero:✓ Coroação do rei Charles: todo mundo com o olhar chispando na TV, com atenção nos figurinos da realeza. Quando as mulheres não são gente, são o seu look.
numero:✓ Janja e Lula vão encontrar outro brasileiro na coroação: o conde Chiquinho Scarpa, amigo do rei.
numero:✓ Esta sexta vai ser dia de ver joias das arábias no pescocinho das inglesas — herdadas, que fique claro.
numero:✓ Tiê leva o show “Cartas de amor”, com músicas autorais e de outros artistas, no piano e violão, no Manouche, no Jardim Botânico, nesta sexta, a partir das 21h.
numero:✓ Em famoso clube carioca: “Como vai meu querido?”, para o garçom. Quando ele vira as costas: “Sou uma boa cristã, tenho de tratar bem os inferiores”. Que tal?
numero:✓ Dire Straits Legacy, grupo formado por músicos que já passaram pela banda britânica, relembra sucessos no Qualistage, na Barra, sábado, às 21h30.
numero:✓ As ruas do Japão não têm lixeiras; as do Rio também não, levam todas.
numero:✓ Alcione celebra 50 anos de carreira com shows no Ribalta (sex, às 23h30), na Barra, e no Via Music Hall, em São João de Meriti, em noite que tem também Dudu Nobre (sáb, às 23h30).
numero:✓ Que o prazer do outono afete esse corpinho, 30º, do jeito que o carioca adora, com aquele calor que dá pra ficar estirado na praia, sem se preocupar com uma queimadura de 3º grau. Pra você que é mais feliz vestindo um biquíni, não vai chover, segundo o Climatempo.
numero:✓ O trio australiano Chase Atlantic, que vai do trap ao R&B, faz sua estreia no Brasil, na Fundição Progresso (sábado, às 22h).
numero:✓ De José Simão: “Escândalo no Brasil parece caixinha de lenço de papel: você puxa um, vem um monte!”
numero:✓ Frejat toca ali do lado, no Circo Voador, com shows de abertura de Jonnata Doll e os Garotos Solventes, no sábado, às 22h.
numero:✓ De @ocriador: “De novo esse papo de vacinou ou não vacinou? Vou mandar mudar a expressão de ‘como o Diabo foge da cruz’ para ‘como o Diabo foge da Fiocruz’”.
numero:✓ O grupo brasileiro Harrison & McCartney Tribute faz homenagem ao beatle George Harrison, no Teatro Rival, no sábado, às 19h30.
numero:✓ Amigo, sobre os nomes das variantes da covid, no caso, da Arcturus, detectada no estado de São Paulo: “Quem escolhe esses nomes? Certeza que é a Baby Consuelo”.
numero:✓ Marina Sena lança seu segundo álbum, “Vício inerente”, mas com hits já conhecidos também, no Vivo Rio, no sábado, às 21h.
numero:✓ Do @sensacionalista: “Vaquinha de Carla Zambelli ultrapassa os R$ 170 mil e Brasil atinge a autossuficiência em produção de otários”. A deputada federal criou um financiamento coletivo para pagar as indenizações de processos judiciais e, na semana seguinte ao valor arrecadado, viajou para a Coreia do Sul.
numero:✓ A Orquestra Sinfônica Brasileira faz o espetáculo “Choro em concerto – 50 Anos sem Pixinguinha”, sob a regência do maestro convidado Guilherme Mannis, na Cidade das Artes, no sábado, às 19h.
numero:✓ O coletivo roqueiro paulistano Selo Rockambole, formado por Pluma, Dingo, Daparte, O Grilo e Aquino e a Orquestra Invisível se apresenta no Circo Voador, no domingo, às 17h.
numero:✓ “3.000 PA”, com texto de Eduardo Josaphat e direção de Régis de Sóri, traz um ambiente pós-apocalíptico em que a população é devastada depois de uma guerra nuclear, e quem passa a habitar a terra são androides. No Teatro Cândido Mendes, em Ipanema, no sábado e domingo, às 18h.
numero:✓ Eriberto Leão em “O astronauta” é a atração da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, sábado e domingo, às 20h e 19h. Com texto de Eduardo Nunes, é uma metáfora do astronauta em uma viagem de autoconhecimento para falar sobre memória, morte e afetos, com direção de José Luiz Jr.
numero:✓ Também no Laura Alvim, a comédia “O fim da esperança”, do dramaturgo irlandês David Ireland, com os atores Rafael Baronesi e Thais Belchior, que vivem um poeta egocêntrico e uma caixa de supermercado. Depois de um sexo casual, descobrem que não têm nada em comum. Sábado e domingo, às 19h e 18h.
numero:✓ O monólogo “A hora do boi”, inspirado numa história real, está no Sérgio Porto, no Humaitá, sábado e domingo, às 20h30 e 19h30. A peça é idealizada e encenada por Vandré Silveira, que interpreta um tratador de animais que precisa abater um boi que considera seu amigo.
numero:✓ O monólogo “Da puberdade à menopausa”, escrito, dirigido e encenado por Angela Dippe, fala das diferentes fases da vida de uma mulher, no Teatro Candido Mendes, em Ipanema, sábado e domingo, às 20h.
numero:✓ As águas da Baía de Guanabara vão tremer com mais de 80 barcos, restaurante flutuante e até carros, na noite deste sábado (06/05), com o desfile do “Rio Boat Show”, o maior salão náutico da América Latina, na Marina da Glória. São veleiros, catamarãs, lanchas e iates dos mais variados estilos, com show de luzes e música. O evento vai até domingo, com mais de 70 embarcações expostas nas água.
numero:✓ “EYJA: primeira parte, a ilha” é inspirado em um caso real e protagonizado por uma atriz cega que mistura o circo com o teatro. O nome é inspirado no vulcão islandês que entrou em erupção no ano de 2010. No CCBB, sábado e domingo, às 19h e 18h.
numero:✓ Heloísa Périssé continua com o sucesso “A iluminada”, no Teatro XP, no Jockey Club, sábado e domingo, às 20h e às 19h.
numero:✓ No Centro Cultural Correios, no Centro, a mostra “Aramagem Ramagem”, inspirada no cenário do conto “João e Maria”, dos irmãos Grimm, de Andréa Brächer, com 21 fotografias de grandes dimensões (até 1,5 metro), feitas a partir da cianotipia, técnica de impressão que valoriza tons azulados. A curadoria é de Eder Chiodetto e também tem uma instalação de floresta, com sons e projeções.
numero:✓ Além do passeio incrível no Parque Lage e seus encantos, duas mostras estão em cartaz: a individual “Gênese”, com 25 telas da pintora Rose Sergio, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde estudou, com curadoria de Adriana Nakamuta; e “Aqui o mal ao menos de impostura prescinde”, de David Cury, na Capelinha e nas Cavalariças da EVA, onde o artista é professor.
numero:✓ Aos livros? Vai rolar a 15ª Festa Literária de Santa Teresa, sábado e domingo, das 10h às 18h. O pensador indígena Aílton Krenak, a autora Sonia Rosa, defensora da literatura negro-afetiva, e o centenário da Portela são homenageados, que ocupam o Parque das Ruínas com literatura, artes plásticas, artesanato, música, teatro e dança. Obviamente, depois de andar muito, os restaurantes do bairro reforçam a gastronomia, já famosa na cidade.
numero:✓ No Horto, a “Feira das Mães”, na Casa Caminhoá, com expositores de arte, decoração, moda e gastronomia, das 12h às 20h.
numero:✓ Também tem a Carandaí 25, em sua 40ª edição, no Instituto Brando Barbosa, no alto Jardim Botânico, com 150 expositores, workshops e bate-papos de moda, decoração, beleza, bem-estar e gastronomia, além de música. De sexta a domingo, das 13h às 21h.
numero:✓ Mais de 300 tatuadores brasileiros e estrangeiros vão estar no “Rio Art Tattoo Festival”, no Armazém 3, no Píer Mauá, além de oficinas e palestras com historiadores e especialistas, filmes e exposições sobre o tema, pista de skate, gastronomia e shows. De sexta a domingo, a partir das 12h.
numero:✓ A partir desta sexta, no saguão da Estação NET Rio, em Botafogo, estará em cartaz a mostra “Conexões de Médicos Sem Fronteiras (MSF)”, com 72 fotos de projetos da organização pelo mundo. “Além de oferecer ajuda médica, o MSF também chama atenção para as necessidades de populações que sofrem diariamente com guerras, conflitos, epidemias, catástrofes climáticas e migração e que geralmente estão longe dos nossos olhos”, diz Isabel Cataldi, gerente de digital do MSF.
numero:✓ Neste sábado, o bairro do Rio Comprido comemora 212 anos, e a Subprefeitura do Centro, em parceria com a Aliança Resgate Organização Não Governamental (ARONG), preparou uma festa, com atrações concentradas na Praça Condessa Paulo de Frontin, das 9 às 14h, com abertura de Eduardo Paes e do subprefeito Alberto Szafran. Moradores podem aproveitar para colocar em dia um monte de burocracia, como segunda via de documentos, exame de vista, além da doação de mudas, corte de cabelo, massagem, inscrições para cursos profissionalizantes, apresentações culturais e atividades para as crianças.
numero:✓ No cinema, entre as estreias da semana, está o nacional “Bem-vinda, Violeta!”, de Fernando Fraiha, inspirado no livro “Cordilheira”, de Daniel Galera, com a fusão entre vida e arte, com Darío Grandinetti e Débora Falabella; “Dançando no silêncio”, da diretora franco-argelina Mounia Meddour, com a atriz Lyna Khoudri, na trama que acompanha uma jovem bailarina que, depois de sofrer um trauma, encontra ajuda em outras mulheres; e o esperado “Guardiões da Galáxia: Vol. 3”, último da trilogia lançada em 2014 pelo diretor e roteirista James Gunn. Para outros gêneros, salas e horários, clica aqui.
numero:✓ Para refletir, aproveitando que é posse do Rei Charles, uma do Winston Churchill (1874-1965), primeiro-ministro britânico: “Os problemas da vitória são mais agradáveis que os problemas da derrota, mas não são menos difíceis.”