O casal de médicos Leandra e Leonardo Metsavaht está em Londres — ela, dermatologista; ele, ortopedista (diretor do IBTS — Instituto Brasil de Tecnologias da Saúde), participam do congresso “Isokinetic de Traumatologia Esportiva”, da FIFA. Nesta quarta (24/05), estiveram na inauguração do Bossa, em Mayfair, do chef Alberto Landgraf, também chef do Oteque, em Botafogo, dono de duas estrelas Michelin, em seu primeiro passo internacional. O endereço fica a poucos passos da Embaixada do Brasil, com decoração minimalista e churrasqueira para os grelhados. “Pelo que estamos vendo, com certeza, sua cozinha contemporânea brasileira será o maior sucesso aqui, e tem tudo para render mais estrelas Michelin”, diz Leonardo sobre suas impressões.
Enquanto no Rio são atendidos 650 frequentadores por mês, a previsão em Londres é de 4.500. Foi lá que Landgraf começou a carreira, aos 20 anos. Formou-se em Gastronomia pela Westminster Kingsway College e trabalhou com chefs, por exemplo, Gordon Ramsay e Tom Aikens.
O único chef brasileiro estrelado (duas Michelin) em Londres é Rafael Cagali, do restaurante Da Terra; os outros são genéricos, servindo feijoada e churrasco.