Que tal a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema? A imagem é desta quinta (25/05), da fotógrafa Eny Miranda, moradora do bairro: “O laguinho está muito sujo, sem manutenção, assoreando de tanta terra. Muitos moradores de rua lavam roupas ali, usam como banheiro durante a noite, e os peixes já começaram a ficar sem oxigênio”, diz ela.
A coluna procurou a Subprefeitura da ZS: vão entrar com a revitalização na primeira semana de junho e estão, atualmente, em conversas com o Polo Gastronômico Mais Ipanema para que sejam parceiros, doando brinquedos infantis apropriados. “Revitalizar e manter as praças e espaços públicos conservados é o nosso objetivo. Por isso, além das iniciativas para reforma e conservação, estamos desenvolvendo parcerias com a vizinhança e com a iniciativa privada para que, juntos, possamos cuidar desses espaços”, diz Flávio Valle, subprefeito da ZS.
O laguinho, que foi inaugurado, em 1992, pela artista plástica Lúcia Guerreiro, tem 200 metros quadrados, um ecossistema próprio, com tartarugas e peixes. Em maio de 2016, a praça foi reaberta depois de três anos das obras da Linha 4 do Metrô. O último serviço de manutenção aconteceu em novembro de 2022.