Em três anos, o consumo do destilado com infusão de botânicos e zimbro no Brasil deve ultrapassar 35 milhões de litros, aponta a Euromonitor
O Vitória Régia, gin 100% orgânico produzido em São Paulo, será o destilado oficial do Mita, festival com nomes graúdos da música nacional e internacional no Rio (27 e 28/05) e em São Paulo (3 e 4/06). A novidade é o lançamento da versão Cítrus e Tropical, que se soma às outras da marca: London Dry e Rosé.
A história diz que um gato caiu no barril de gim dando ao destilado um sabor distinto. A bebida veio de vez para ficar na moda, e nunca mais saiu dela. Segundo dados da Euromonitor, o consumo de gim no mercado brasileiro saltou de 1,1 milhão de litros em 2016 para 13,1 milhões de litros em 2021. Até 2026, a expectativa é de que o volume possa triplicar para 35,1 milhões de litros. No mundo, o consumo saltou de 454 milhões para 732 milhões na mesma base de comparação.
No caso do Vitória Régia, a receita foi desenvolvida pelo químico Erwin Weimann, máster blender responsável também pela cachaça Yaguara, também do interior de São Paulo.
O Tropical tem cor vibrante e um sabor especial de abacaxi, manga, gengibre, com um toque de cúrcuma que fica bem refrescante; e o Citrus, foi elaborado apenas com limão pomelo, além de toque de hortelã e capim-limão que trazem o sabor cítrico à bebida. Os preparos tem 100% de ingredientes naturais e sem corantes.
Para o mix do London Dry (infusão de zimbro e botânicos simples, nada mais), são cinco insumos: zimbro, a base de qualquer gin; semente de coentro, cardamomo, limão e pimenta Jamaica. O clássico traz como resultado uma bebida equilibrada e perfumada, se tornando a base de drinques conhecidos como gin tônica, o italiano negroni ou dry martini. Já o Rosé leva berries como cranberry e blueberry, toque especial do hibisco. Entenda por isso, levemente frutado. Vida longa!
Mita no Rio e as atrações além do gin:
27/05
Lana del Rey, Flume, BadBadNotGood convida Arthur Verocai, Jorge Ben Jor, Planet Hemp convida Tropkillaz, Jehnny Beth, Gilsons, Larinhx convida Mc Carol, Slipmani & Ebony
28/05
Florence + The Machine, Haim, The Mars Volta, Nx Zero, Scracho convida Baia, Sabrina Carpenter, Carol Biazin, Hean Tassy & Yago o Próprio
Bruno Calixto é jornalista de gastronomia.