O programador de cinema Fabiano Canosa, de 80 anos e 60 de carreira em 2023, será homenageado no Estação Net Rio, em Botafogo, nesta quarta (10/05), a partir das 19h. O animador cultural vive desde o início dos anos 1970 em Nova York (e tem apartamento na Urca), como programador de longas do Public Theatre e grande divulgador do cinema brasileiro, e também liderando a chamada “Geração Paissandu”. Durante a comemoração, será apresentado um show do grupo GAZ, o curta inédito “Viva Canosa!”, dirigido por Cavi Borges e Bruno Rodrigues.
Canosa era amigo de Bernardo Bertolucci (1941-2018), de quem era fã e confidente na troca de receitas culinárias, assim como foi de Jonathan Demme (1944-2017), Forest Whitaker, Jim Jarmusch e Paul Schrader.
As fotos do acervo de Fabiano serviram de base para o curta — ele conviveu com muita gente do meio, acompanhou todo o sucesso internacional da carreira de Sônia Braga, exportou o que havia de mais autoral no audiovisual da América Latina para os americanos, e foi responsável pelos filmes de Glauber Rocha (1939-1981) no circuito nova-iorquino