Depois de a Câmara de Vereadores protocolar homenagens a Vinícius Júnior, os deputados da Alerj também apresentaram projeto de lei para combater o racismo no futebol, bem como conceder-lhe a Medalha Tiradentes. Na sessão dessa terça (23/05), o deputado Vitor Júnior pediu 1 minuto de silêncio em solidariedade ao jogador e também que os colegas assinassem uma moção de apoio. “Um garoto de 22 anos, nascido em São Gonçalo, sofreu uma agressão brutal de racismo. Esse ataque foi tão grande que esta Casa não pode deixar de se manifestar”, disse Vitor.
O deputado Professor Josemar, nascido na mesma cidade que o atleta, deu entrada no Projeto de Lei 1.112/23, que institui a Política Estadual Vini Jr. de Combate ao Racismo nos Estádios e Arenas Esportivas do Rio.
Luiz Paulo lembrou que não foi um caso isolado: “Foram nove em um ano e meio, nos mais diversos estádios da Espanha, sendo que nenhuma providência foi tomada pela La Liga (Primeira Divisão de Futebol Espanhol). O futebol, que envolve paixões de milhões, hoje está mergulhado em um mar de lama”.
Diversos outros deputados também se pronunciaram em plenário.