O cadastramento para os blocos de carnaval 2024 começa dia 19 de junho. A data foi definida nesta sexta (26/05), depois de audiência com vereadores, representantes de ligas e Riotur, para discutir o carnaval de rua — como facilitar a burocracia para conseguir autorizações, garantia de incentivo para os blocos menores e atenção aos ambulantes.
Monica Benicio, presidente da Comissão, disse que o número de cadastros vem caindo, passando de 608, em 2018, a 498 em 2019 e reduzindo para 415 este ano. “Agora temos a chance de iniciar uma nova fase com melhor prazo e melhor articulação para autorização dos desfiles de 2024”, disse.
Segundo Gustavo Mostof, diretor de operações da Riotur, a previsão é que até setembro sejam liberadas as autorizações preliminares, podendo se estender até outubro. “A partir daí, os blocos têm tempo para correr atrás das autorizações da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros”, disse ele
Um pedido dos representantes foi centralizar a autorização, em vez de ter que passar por vários órgãos, segundo Rodrigo Resende, presidente da Liga Amigos do Zé Pereira, “assim como acontece em São Paulo, em que a própria Prefeitura conversa com o Estado, fazem uma visita junto com o representante do bloco, os Bombeiros, a PM e a secretaria de Cultura e liberam”.
O caderno de encargos, que serve como orientação para as empresas que pretendem apresentar propostas de suporte aos desfiles, deve ser lançado ainda este mês.