Ana Tereza Basílio, vice-presidente da OAB-RJ, lançou a biografia “Ana Tereza Basilio: a vitória do devido processo legal”, na Travessa do Shopping Leblon, nessa quarta (24/05). Nunca se viu tanto terno e gravata nos corredores, com juristas de todos os perfis e vindos de outros estados, numa longa fila.
Os mais de 600 exemplares voaram da livraria. “Esse livro mostra a história de uma advogada militante, uma mulher guerreira que não recua diante de nenhum desafio”, disse Luciano Bandeira, presidente da OAB-RJ, que esperou seu autógrafo por mais de duas horas.
No livro, escrito pelos jornalistas André Felipe de Lima, Sérgio Pugliese e Michelangelo Moura, há um capítulo com detalhes da invasão à casa de Ana, na Urca, em setembro de 2020, por 15 agentes da PF e MPF com mandado de busca e apreensão assinado por Marcelo Bretas, afastado desde fevereiro da 7ª Vara Federal Criminal, sob a acusação de favorecimento ilícito ao negociar acordo de delações premiadas, entre outras irregularidades. No ano seguinte, o ministro Gilmar Mendes anunciou a decisão da Segunda Turma do STF de anular a investigação contra os advogados em sentença que criticou o MPF e Bretas por “criminalizar o exercício da advocacia”.