Dizer NÃO, assim mesmo, em maiúsculo, pode não ser fácil pra muita gente. Do outro lado, aonde pode te levar um “sim” irrestrito? O dilema é o centro da comédia “Não!”, com Adriana Birolli, com apresentação única nesta sexta (05/05), às 21h, no Teatro Claro Rio, em Copacabana.
A atriz interpreta uma personagem à beira dos 36 anos (sua idade real) que não quer ir à comemoração do seu próprio aniversário. O texto e a direção de Diogo Camargos refletem, com muito humor, a busca por essa liberdade. “Temos dificuldade em dizer não para os outros, mas vivemos dizendo não para nós mesmos. E ele vem sempre acompanhado de um sim. Toda vez que você diz não aos outros, você está dizendo sim para si mesmo, suas vontades, seus limites, sua saúde mental. E vice-versa. Se dissermos não, podemos desagradar às pessoas que podem se afastar de nós, e muitos de nós não suportariam esse ‘abandono’. Então, é mais fácil nos sentirmos um lixo rodeados de pessoas, do que incríveis sozinhos”, diz Birolli.
A atriz contou uma situação real de um não sonoro que levou no início da carreira, quando chegou ao Rio, vinda de Curitiba: “Logo que me mudei para o Rio, procurei a dona de um famoso teatro que me pediu um projeto. No dia seguinte, mandei imprimir o texto com o dinheiro que eu nem tinha, entreguei e ela disse imediatamente: ‘Que bonitinha! Ela tentando uma pauta pra peça dela…’ Foi um dos nãos mais desmotivadores e desrespeitosos que já recebi. Esse projeto se tornou um sucesso nacional durante 10 anos (“Manual Prático da Mulher Desesperada”)”.
“Como todo mundo, eu não sei dizer não pra tudo que deveria! Mas a vida ensina e hoje consigo distinguir melhor as situações. Antes, eu me dedicava a todas as pessoas que me cercavam. Hoje sou mais seletiva, ainda tenho muito para aprender, mas sei que estou em evolução no meu processo do ‘não’! Tenho uma coleção de nãos acumulados, mas faz parte. Como sempre digo: ‘o não eu já tenho, eu vou em busca do sim!”.
A peça é também o trabalho em família, pela primeira vez na carreira, com os irmãos Carlito Birolli na direção musical e na trilha sonora original, e Letícia Birolli no figurino, além do namorado, Ivan Zettel, na fotografia.